NOVA AURORA

PARANÁ

Cartão-postal: Ponte dos Arcos de União da Vitória é revitalizada pelo DER/PR

Publicado em

Um dos cartões-postais de União da Vitória, na região Sul, a Ponte dos Arcos foi reformada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Com investimento de R$ 670 mil, a estrutura ficou de cara nova.

Foram realizados os serviços de substituição das juntas de dilatação do tabuleiro e dos guarda-corpos danificados; reparos na estrutura de concreto armado; recomposição e ampliação do sistema de drenagem de águas; instalação de defensas metálicas, de placas de sinalização vertical e de tachões; pintura de faixas de sinalização horizontal; limpeza geral e pintura da ponte.

“Esta é uma ponte histórica, recuperamos toda a sua originalidade e demos segurança aos motoristas” afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, durante visita à ponte e a obras no município.

A estrutura, cuja denominação é Ponte Manoel Ribas, está localizada na PRC-476 e permite a travessia de veículos sobre o Rio Iguaçu. Ela tem 200 metros de extensão e 9 metros de largura, com calçadas em ambos os lados e pista única de 4,9 metros.

Leia Também:  Litoral Cidadão encerra programação nesta quarta-feira em Paranaguá

PONTES – A obra de reforma da Ponte dos Arcos está incluída em um contrato de manutenção de nove obras de arte especiais (OAE), sendo oito pontes e um viaduto, toda localizadas em rodovias estaduais administradas pelo Escritório Regional Médio-Iguaçu, da Superintendência Regional Leste do DER/PR.

O investimento nessas melhorias é de R$ 7.838.631,85, com os serviços devendo ser finalizados nesse semestre. Foram beneficiados os municípios de União da Vitória, Porto Vitória, Bituruna e Palmas.

Confira a lista de OAE atendidas abaixo, e neste mapa a localização de cada uma, na aba CP 50/2022:

Ponte Rio Jangada (PR-446) no limite entre Porto Vitória e Bituruna

Ponte Rio Empoçado (PR-446) em Bituruna

Ponte Rio Jararaca (PR-446) em Bituruna

Ponte e Passarela Rio Espingarda (PR-446) em Porto Vitória

Ponte Domício Scaramella (PR-835) em União da Vitória

Ponte Rio da Areia (PRC-280) em União da Vitória

Ponte Rio Vermelho (PR-836) em União da Vitória

Ponte Manoel Ribas (PRC-476) em União da Vitória

Leia Também:  Competições de Robótica impulsionam talentos do Paraná para o cenário nacional

Viaduto Av. Bento Munhoz da Rocha Neto (PRC-280) em Palmas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  DER/PR avança em nova etapa da recuperação da encosta da BR-277 no Litoral

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Paraná tem 20 cidades em situação de emergência; União da Vitória suspende as aulas

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA