26 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    POLÍCIA

    BPTRAN PARTICIPA DE SIMULADO DE SINISTRO DE TRÂNSITO EM LINHA FÉRREA

    Publicado em

    Na tarde do dia 29 de junho, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) participou de um simulado de sinistro de trânsito em uma passagem de linha férrea na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Padre Germano Mayer, em Curitiba. O exercício envolveu uma locomotiva, um veículo de passeio e dois ônibus.

    O evento, que teve início às 14h, foi organizado pela RUMO Logística, companhia ferroviária que opera em todo o Brasil, e contou com a participação de diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar do Paraná, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Científica, o SAMU, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (SETRAN), Serviço Social de Transporte (SEST), e o Instituto Agua e Terra (IAT).

    A simulação do sinistro envolveu uma colisão entre uma locomotiva e os veículos cruzarem a passagem de nível. O incidente resultou em diversas vítimas: três óbitos, três pessoas com fraturas, uma inconsciente por traumatismo cranioencefálico (TCE), uma pessoa com membro amputado e onze pessoas conscientes com lesões leves, e também ocasionou derramamento de combustível

    Leia Também:  PCPR prende foragido por tráfico de drogas em Mangueirinha

    A iniciativa busca não só melhorar a resposta dos órgãos envolvidos no atendimento de sinistros desse tipo, mas também alertar a população sobre os cuidados necessários próximos a locais com passagem de linha férrea em áreas urbanas, promovendo assim uma maior segurança e eficácia no gerenciamento de crises com múltiplas vitimas.

    Art. 212. Deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea:

            Infração – gravíssima (R$ 293,47) CTB art. 258

            Penalidade – multa (7 pontos) CTB art. 259

    PASSAGEM DE NÍVEL – todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria.

    Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença!

    Fonte: Polícia Militar PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    POLÍCIA

    Solenidade militar marca comemoração dos 48 anos do COPOM com homenagens e entrega de medalhas

    Published

    on

    By

    Nesta sexta-feira (25), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) celebrou os 48 anos do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), com uma solenidade repleta de emoção, reconhecimento e homenagens. O evento, que ocorreu na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), contou com a presença de oficiais e praças da PMPR, militares estaduais de outras unidades da federação, autoridades civis e familiares.

    Durante a cerimônia, foram entregues medalhas aos militares que se destacaram ao longo de suas trajetórias na unidade. A Medalha de mérito do COPOM; as medalhas de Bronze, Prata e Ouro – que representam 10, 20 e 30 anos de serviço policial e conduta ilibada e a Menção Honrosa do Mérito Pessoal foram entregues como forma de reconhecer o compromisso, a dedicação e a excelência dos homenageados.

    A entrega dessas condecorações representa mais do que um ato formal, é uma consagração do esforço de profissionais que, com coragem, disciplina e integridade, se tornam exemplos a serem seguidos por seus pares, superiores e subordinados. O momento ressaltou os valores que sustentam a honra e a força da PMPR, celebrando a elevação do padrão de excelência no serviço prestado à sociedade paranaense pelo COPOM.

    Leia Também:  PCPR prende homem por ameaça e decumprimento de medida protetiva em Ponta Grossa

    Além da tradicional leitura da Ordem do Dia, a solenidade reservou espaço para menções elogiosas individuais. Entre os homenageados estiveram o Major Adriano Patrik Marmaczuk, Oficial Adjunto do COPOM, e o 2º Sargento Fernando Eduardo Garai Saraiva, reconhecido por sua atuação destacada em apresentações cerimoniais do Governo do Estado e da PMPR.

    O Tenente-Coronel Anderson Martins de Oliveira, Chefe do COPOM, destacou em sua fala os avanços e iniciativas que vêm sendo implementadas, visando o aprimoramento dos atendimentos. “São muitos projetos, muitos avanços, mas nós não chegaríamos aqui sem a ajuda de todos esses militares que estão há 48 anos, de maneira ininterrupta, atendendo a população paranaense”, declarou.

    Já o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Emídio Angelotti, ressaltou a importância do serviço de emergência prestado pelo COPOM: “O número telefônico 190 fica incutido na nossa mente desde criança, ou seja, o COPOM é o coração da Polícia Militar, que existe para atender as pessoas num momento de emergência”.

    A comemoração dos 48 anos do COPOM reforça a relevância desta unidade estratégica para a segurança pública do Paraná, homenageando aqueles que, com empenho e profissionalismo, ajudam a construir diariamente a história da PMPR.

    Leia Também:  PCPR prende condenado por roubo e corrupção de menores em Laranjeiras do Sul

    SOBRE O COPOM – O Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). É responsável pelo atendimento de emergências via telefone 190 ou aplicativo 190 PR, pelo despacho de ocorrências a equipes operacionais e suporte às ações em andamento. Com sede no Quartel do Comando-Geral da PMPR, no bairro Rebouças, em Curitiba, o COPOM atende 105 municípios, abrangendo cerca de 45,42% da população do estado. Criado em 1974 para gerenciar o policiamento rádio motorizado do 13º Batalhão, teve seu edifício inaugurado em 1976 e, desde 1977, vem consolidando sua estrutura moderna de atendimento emergencial, inicialmente operando com oito linhas telefônicas dedicadas à segurança pública e serviços de emergência.

    Comunicação Social da PMPR.

    Fonte: Polícia Militar PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA