NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Científica conta com Posto Avançado na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba

Publicado em

Mulheres e crianças vítimas de violência que forem à Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba após 72 horas da ocorrência de um crime podem fazer os exames de corpo de delito no local. A iniciativa, da Polícia Científica do Paraná (PCP) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, está em funcionamento desde abrilo e já fez 371 exames. Antes, os exames eram feitos somente na Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) no bairro Tarumã. Agora serão feitos exclusivamente na sede da CMB no bairro Cabral, em Curitiba. 

A medida visa facilitar o acesso das mulheres já acolhidas na CMB, aumentando a adesão aos exames periciais de verificação de violência sexual. Antes de 72 horas, a vítima é atendida em hospital. 

Com profissionais e graduandas da área da enfermagem e medicina, o Posto Avançado da Polícia Científica na CMB auxilia na comprovação dos casos de violência contra mulher e contra crianças, fazendo as perícias no próprio local onde foi realizado o Boletim de Ocorrência.

“Estima-se que mais da metade das vítimas, após registrar o boletim de ocorrência, não realiza o agendamento do exame, seja para verificação de violência sexual ou para lesões corporais. E ainda, das que realizam o agendamento, a abstenção pode ultrapassar os 30%”, disse Vinicius Gamarra, chefe da clínica médica da UETC Tarumã. 

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para novos fóruns de planejamento e desenvolvimento territorial

As equipes já fizeram 371 exames no novo Posto Avançado da Polícia Científica, que agora será responsável pelos exames periciais de lesões corporais de mulheres, crianças e meninos até 14 anos acolhidos na unidade. Os demais casos de lesões corporais não recepcionados na CMB continuarão a ser atendidos na sede do Tarumã.  

“Agradecemos a todas as parcerias que nos possibilitaram materializar esse serviço humanitário. Violência é ruim e nem precisava acontecer, mas diante do infeliz dia a dia de muitas famílias brasileiras é importante dar todo o apoio para que aqui as mulheres se sintam acolhidas”, declarou o prefeito Rafael Greca, que esteve no local na semana passada para conhecer o espaço. 

A coordenadora geral da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, Sandra Praddo, afirma que a medida vai permitir um melhor andamento aos atendimentos feitos na CMB. “A perícia oficial nos casos de violência sexual e lesões corporais confere materialidade aos crimes, possibilitando a adequada instrução de inquéritos policiais e processos criminais, resultando na devida punição e responsabilização dos agressores”, explica 

Leia Também:  Estado libera R$ 5,2 milhões para ampliação da Fundação Hospitalar da Fronteira

CASA DA MULHER BRASILEIRA – A CMB está situada no bairro Cabral, em Curitiba e conta com serviços de apoio psicossocial e de garantia de direitos, sendo um centro de referência no atendimento a todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, Lei n.º 11.340/2006: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Sob coordenação e gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba, a instituição engloba, além dos serviços e apoios previstos, também os serviços voltados à autonomia econômica, central de transportes, brinquedoteca, espaço pet e encaminhamentos para abrigos quando necessário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Tempo seco: Saúde reforça cuidados necessários com as crianças

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Lances do leilão de 62 veículos do Governo do Estado começam nesta semana

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA