NOVA AURORA

PARANÁ

Cônsul do Japão visita projeto de tratamento de lodo da parceria com Sanepar

Publicado em

O projeto de parceria entre a Sanepar e a empresa japonesa Kyowa Kako Co., que visa o tratamento do lodo de esgoto e sua transformação em composto agrícola orgânico, recebeu a visita do cônsul adjunto do Japão, Rei Oiwa, na última sexta-feira (21). Por meio dessa parceria, a Sanepar está utilizando um composto produzido no Japão como rota alternativa para tratamento do lodo de esgoto. Uma equipe de técnicos japoneses está trabalhando na operação do sistema em Curitiba com acompanhamento e monitoramento de técnicos da Sanepar.

O processo, patenteado pela empresa japonesa, faz a compostagem acelerada de resíduos orgânicos em condições controladas (compostagem hipertermofílica aerada), com o uso de microrganismos ativadores. Esse método possibilita que se alcance patamares térmicos capazes de higienizar o lodo sem a aplicação de produtos químicos ou qualquer outro material orgânico, como podas de árvores. Outra vantagem é a redução significativa do tempo de tratamento do lodo, que ocorre em menos de 45 dias.

Leia Também:  ANTT aprova edital do lote 2 da concessão de rodovias e leilão será no final de setembro

A Kyowa Kako utiliza esse processo em 44 plantas de compostagem em todas as regiões do Japão e em uma nas Filipinas. O projeto piloto desenvolvido na Sanepar terá a duração de 24 meses. A Sanepar desenvolveu uma estrutura com baias na ETE Belém para fazer o experimento com o composto que chegou do Japão e está sendo utilizado desde o início de junho.

O cônsul adjunto Rei Oiwa foi recebido na sede da Sanepar pelo diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, pelo diretor de Negócios e Inovação, Anatalicio Risden Junior, e pelo especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti. O cônsul foi conhecer o projeto-piloto na ETE Belém. Ele estava acompanhado do vice-diretor de Negócios no Estrangeiro da Kyowa Kako, Kiyonori Nakamura, do parceiro brasileiro da Kyowa, Marcos Vargas, e do assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI) Paulo Schmidt.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  ANTT aprova edital do lote 2 da concessão de rodovias e leilão será no final de setembro

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Rádio Educativa apresenta informativos sobre a história do Teatro Guaíra

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA