NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná populariza inovação no Connect Week com anúncio de investimentos e projetos

Publicado em

Com anúncios de investimentos e apresentação de projetos, o Governo do Paraná aproximou os ecossistemas de inovação na segunda edição do Connect Week Summit, um dos maiores festivais de inovação do país, em Curitiba. A feira aconteceu no Viasoft Experience, dentro da Universidade Positivo, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia, estimular o ecossistema local e permitir a conexão entre órgãos públicos, investidores, empresários, startups e estudantes.

Ao todo foram mais de 150 estandes, 350 palestras nacionais e internacionais e 9 plenárias apresentadas nos quatro dias de evento, além de participação ativa das universidades da região de Curitiba e das universidades estaduais.

As ações do Estado foram apresentadas na Arena Paraná, que reuniu diversos órgãos para exporem casos de ecossistemas estaduais e iniciativas desenvolvidas no Paraná para as áreas de inovação e tecnologia. O espaço contou também com apresentação de tecnologias utilizadas pelo governo estadual, tira-dúvidas sobre programas de incentivo e estúdio de rádio com transmissão ao vivo de programas e entrevistas realizadas pela Paraná Turismo.

A Arena Paraná foi composta pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); da Educação (Seed); do Turismo (Setu); do Planejamento (SEPL); da Agricultura e Abastecimento (Seab); a Fundação Araucária; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); a Celepar; o Detran e a Fomento Paraná.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, reforçou o compromisso do governo estadual pela busca de novas soluções tecnológicas, aliado ao apoio ao empreendedorismo e projetos acadêmicos. “A inovação é fundamental para o futuro e o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Eventos como o Connect Week Summit reforçam nosso compromisso em popularizar a inovação, capacitar jovens e apoiar startups, criando um ambiente fértil para o crescimento e a conexão entre todos os atores do ecossistema de inovação”, destaca Canziani. “Durante o evento, vimos a materialização dos nossos esforços. As pessoas presentes, os 150 estandes e as 350 palestras são um testemunho do potencial e da vitalidade do ecossistema de inovação do Paraná”, complementa Canziani.

Leia Também:  Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem inscrição prorrogada

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a ascensão do Estado no setor. “O Connect Week é um evento relevante para o momento que se vive no Paraná em relação ao sistema de ciência tecnologia e inovação e para os ambientes promotores de inovação. Tudo isso está conectado em um movimento que se faz presente no Paraná como um todo. Sem dúvida, foi uma grande arena de debates e de troca de informações, estabelecimento de conexões, o que contribui para retroalimentar esse movimento em favor da inovação em todo o estado”, afirma.

Além do estande, o governo estadual participou de palestras e painéis com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e a divulgação dos projetos de governo realizados para a inovação. Como o Paraná Anjo Inovador que investe no desenvolvimento de projetos inovadores por startups; o Talento Tech, projeto de capacitação em tecnologia para jovens do estado; e o projeto de Óculos Amigo, que entregou 147 óculos inteligentes para alunos com cegueira total da rede estadual de educação; e apresentação do display tátil inteligente para cegos, que serão entregues para as escolas para uso de professores e alunos com deficiência visual da rede estadual de ensino.

O coordenador de desburocratização de serviços públicos da SEI, Thiago Marcelino, explica que a feira foi uma oportunidade de apresentar os projetos da secretaria para todo o Brasil e explicar de que forma o Paraná se tornou o estado mais inovador do país. “A gente mostrou como fizemos essa conexão com os ecossistema de inovação do estado, ouvindo as demandas de quem está na ponta e trazendo para dentro e assim criando programas e projetos que atendessem a essas demandas.”

ANÚNCIOS – Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez o anúncio da liberação de R$4 9,2 milhões em investimentos para ciência, tecnologia e inovação, visando o fortalecimento dos ecossistemas do estado.

Outro anúncio realizado pelo governador foi o Plano de Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual. O documento descreve as iniciativas e ações já realizadas pelo governo para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria dos serviços públicos, na eficiência da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, além de indicar direções para o futuro.

Leia Também:  Sanepar segue com as obras do sistema de esgoto em Mariópolis, na região Sudoeste

O plano também prevê a expansão estratégica da adoção de IA, o fortalecimento das parcerias com o setor privado e universidades, e a disseminação da cultura de inovação em todo o governo. O documento faz parte do anteprojeto que será enviado à Assembleia Legislativa sobre a implementação de soluções de Inteligência Artificial no Estado.

ANJO INOVADOR – Também marcaram presença no evento startups selecionadas no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador, maior programa do Brasil de incentivo financeiro com recurso público destinado a startups para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.

Entre elas estavam a Cattus, empresa de Toledo,  no Oeste, que criou um banheiro sustentável para gatos; a Exatamente Soluções Educacionais, de Guarapuava, que desenvolve soluções com base em jogos e gamificação para facilitar o processo de aprendizagem de alunos; e a Carpool, focada na criação de um aplicativo para promover caronas compartilhadas.

O CEO da Carpool, Luiz Paulo Oliveira, conta que a startup nasceu a partir de um problema pessoal para conseguir se locomover por Curitiba. A empresa foi aprovada no primeiro edital do Anjo Inovador e com o investimento, tem conseguido desenvolver o software para lançá-lo no mercado. “Além do investimento do governo, o programa me proporcionou conexões muito valiosas dentro desse mercado de startups, então só tenho a agradecer a SEI por todo esse movimento, porque sem isso o início da história da Carpool seria muito diferente. E estar no Connect Week também está sendo uma porta de entrada para divulgar a empresa, participar de palestras e fazer network com outras startups.”

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Em reunião técnica, Paraná reforça demandas levadas pelo governador à União

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Estado lança nesta semana campanha de prevenção e combate a incêndios florestais

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA