PARANÁ
Colégio de Nova Esperança do Sudoeste é 1º lugar na olimpíada nacional de matemática
Publicado em
12 de junho de 2024por
Itajuba TadeuNo Colégio Estadual Nova Esperança, do município de Nova Esperança do Sudoeste, a semana começou com festa. A escola acaba de sagrar-se campeã da 6 ª edição das Olimpíadas Matific 2024, considerada uma das maiores competições escolares de matemática digital do mundo. Neste ano, o torneio envolveu mais de 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, de mais de 3 mil escolas públicas e privadas de todo o país. A disputa aconteceu entre 20 e 24 de maio e desafiou os conhecimentos dos participantes por meio dos desafios propostos pela plataforma Matific, uma das ferramentas digitais de aprendizagem utilizadas como apoio ao ensino da Matemática nas escolas da rede estadual desde 2021.
Esta não foi a primeira vez que os alunos do Colégio Estadual Nova Esperança participaram do torneio. Em 2022, a equipe que representava a escola conquistou o primeiro lugar entre os competidores do Paraná e quarto lugar no ranking do Brasil. Já no ano passado, a escola alcançou o segundo lugar nacional e finalmente, neste ano, o primeiro lugar. Integraram a equipe cerca de 80 alunos da escola, que foram homenageados na cerimônia de premiação, realizada online nesta semana, pelo canal da Matific no YouTube. Além de medalhas, a classificação rendeu aos vencedores R$ 15 mil, a serem divididos entre a equipe.
“Essa conquista é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos, desde a primeira participação dos alunos na competição, e só foi possível graças ao engajamento dos estudantes que se interessaram em participar e porque se perceberam capazes, impulsionados pelo desempenho diário em sala de aula”, diz o professor Getulio Evandro Martins, um dos coordenadores do grupo de alunos.
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Gustavo Lochs, aluno do 7° ano da escola, que integrou a equipe vencedora, disse que o preparo dos estudantes foi bem planejado. “Apesar da plataforma ensinar matemática de forma divertida, levamos ainda mais a sério a realização das atividades em sala, para que na competição pudéssemos alcançar o melhor resultado possível. E conseguimos”, comemora.
COMPETIÇÃO – Nesta edição da competição, o tema proposto foi “Inteligência Artificial”. Por meio dos desafios na própria plataforma, os estudantes acumulavam pontos com base na precisão das respostas e no tempo gasto na resolução das atividades. “Para que a escola alcançasse posições de destaque, a maioria desses alunos deveria atingir a meta de 250 pontos semanais. Do total de metas, nossos alunos acertaram mais de 99% dos desafios, alcançando o topo do ranking nacional”, destaca a professora Solange de Lima, também diretamente envolvida na preparação dos alunos.
Além do Colégio Estadual Nova Esperança, outras duas escolas paranaenses estão no top 10 entre os colégios vencedores: a Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira (2° lugar) e a Escola Municipal Iná Ribas Carli (6° lugar), ambas em Guarapuava, no Centro-Sul. A premiação destinada à segunda colocada foi o valor de R$ 10 mil e a do 6º lugar uma medalha aos participantes.
MATEMÁTICA GAMIFICADA – Na rede estadual de ensino do Paraná, o emprego de recursos tecnológicos serve como metodologia de apoio à aprendizagem, consoante relatório expedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), acerca do emprego de ferramentas digitais como suporte ao processo educacional.
Disponível para os alunos do 6º e 7° anos do ensino fundamental, a plataforma Matific, de matemática gamificada, foi implementada como ferramenta de suporte às atividades em sala de aula em 2021 e, por meio de jogos interativos e desafios lúdicos, promove a aprendizagem de conceitos matemáticos e do raciocínio lógico. Desde o seu lançamento na rede de ensino do Estado, a plataforma já acumula mais de 3 milhões de atividades realizadas por mais de 300 mil alunos da rede estadual de ensino.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
54 minutos agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

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