NOVA AURORA

PARANÁ

Com Curitiba e Assaí, Paraná é destaque no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Publicado em

Curitiba e Assaí conquistaram na noite de terça-feira (11), o primeiro lugar na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). As duas cidades paranaenses foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas. A premiação nacional foi realizada em Brasília e o Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias.

A capital paranaense foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego.

Também foram finalistas pelo Paraná as cidades de Jacarezinho (Categoria Cidade Empreendedora), Foz do Iguaçu (Compras Governamentais), Cerro Azul (Empreendedorismo Rural), Bom Jesus do Sul (Governança Territorial), Ponta Grossa (Inclusão Produtiva), Francisco Beltrão (Sala do Empreendedor), Londrina (Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo) e Pato Branco (Turismo e Identidade Territorial). Todas as finalistas foram as vencedoras em suas categorias na etapa regional, premiadas no Paraná em abril.

Localizada no norte do Paraná, a prefeitura de Assaí recebeu o primeiro prêmio da noite na categoria Empreendedorismo na Escola. O projeto Assaí Tech mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, tendo como norte uma política de retenção de talentos, focada em agregar valor para o cidadão e para a iniciativa privada.

Leia Também:  Boletim semanal da dengue registra 462 novos casos da doença

Representando Assaí, o prefeito Michel Ângelo Bomtempo recebeu o troféu e também foi escolhido para falar em nome dos vencedores na cerimônia. “Vir até aqui, receber este prêmio, é muito importante para a nossa cidade, é fruto de um trabalho de integração realizado para levar tecnologia e inovação às escolas”, comemorou o prefeito.

O prêmio nacional de Curitiba foi entregue ao presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão, representando o prefeito Rafael Greca na cerimônia. Ele destacou a importância do prêmio do Sebrae as práticas e soluções em sustentabilidade, mobilidade, meio ambiente e em gestão pública atualmente implantadas em Curitiba.

“Esse prêmio representa mais uma grande conquista para Curitiba, reconhecida hoje, como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, com projetos inovadores como a Pirâmide Solar, os terminais de transporte com painéis fotovoltaicos, a iluminação pública em LED, a coleta seletiva de lixo, entre tantas outras ideias reconhecidas no Brasil e no mundo”, disse.

Leia Também:  Festivais e salas de cinema: Cultura coloca novos editais da Lei Paulo Gustavo em consulta

IMPACTO NOS MUNICÍPIOS – Diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta destacou que o Paraná foi o único estado com mais de um vencedor nacional, além de frisar a importância das gestões públicas desenvolverem projetos de impacto para os municípios.

“O esforço das pessoas e da equipe técnica, em levar e demonstrar a possibilidade de transformar os municípios por meio do empreendedorismo, dos pequenos negócios, da educação empreendedora, da inovação e da tecnologia, tudo isso faz a diferença e foi o que nos levou a ser o único estado com mais de um prêmio. Uma emoção muito grande e que demonstra, na prática, o resultado do trabalho que a equipe do Sebrae faz pelo Paraná”, celebrou.

HISTÓRICO – Em nível nacional, o Paraná tem destaques no Prêmio desde a primeira edição. Jacarezinho levou o prêmio duas vezes, em 2012 e 2022, que havia sido a última edição. A lista de projetos paranaenses que venceram o PSPE, nacionalmente, tem ainda Guarapuava (primeira edição), Carlópolis (décima edição), Ponta Grossa (décima edição), Santa Helena (segunda edição), Munhoz de Mello (sexta edição), Laranjeiras do Sul (nona edição), Bom Sucesso do Sul (sétima edição) e Cascavel (sétima edição).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  Prefeitos e técnicos podem se inscrever no fórum sobre nova Lei de Licitações

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Boletim semanal da dengue registra 462 novos casos da doença

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA