NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar promove ações em prol do Iguaçu e homenageia a imigração japonesa

Publicado em

Cerca de 100 pessoas participaram de uma ação de mobilização em busca de conscientização ambiental e em prol do Rio Iguaçu, neste sábado (8), em Curitiba. O evento, que faz parte do Projeto Iguaçu Vivo, ocorreu no Memorial do Rio Iguaçu, no bairro do Uberaba, instalação dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, e reuniu empregados da Sanepar, escoteiros, rotarianos e voluntários da comunidade local.

A atividade também prestou uma homenagem aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil com o plantio de 20 cerejeiras, árvore-símbolo do Japão. Segundo os organizadores, essas plantas, aliadas ao tema do Parque, também ajudarão a proteger as margens do Iguaçu e poderão fornecer futuros espaços com sombra aos visitantes.

O evento foi organizado pelo Rotary Sanepar, com o apoio da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar e de diversas outras áreas da Companhia.

Além do plantio, o grupo retirou lixo e fez limpeza do entorno do Parque e afluentes do Rio Iguaçu, participou de palestras sobre sustentabilidade e mobilização comunitária, fez caminhada, coleta de óleo de cozinha usado, tampinhas, latas de alumínio e lixo eletrônico. Também foram realizadas doações para auxiliar os desabrigados do Rio Grande do Sul. A Família Folhas participou da mobilização das crianças em relação ao descarte correto de resíduos.

Leia Também:  Safra 2024/2025: plantio de soja chega a 74% e do milho a 97% no Paraná

MOBILIZAÇÃO – Dentre as organizações atuantes no sábado, além da Sanepar, também participaram o Rotary Clube de Curitiba Fraterna, Grupo de Escoteiros Pingo D’água e Grupo de Escoteiros Thalia. A ação contou com a parceria da Preserve Ambiental e da Prefeitura de Curitiba. Entre os presentes, estiveram Laércio Chisorin Junior e Alex Sandro Franco, governadores do Rotary, e descendentes de japoneses, que plantaram cerejeiras.

VISITAS – O Memorial do Rio Iguaçu fica no edifício central do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, projetado pelo arquiteto Luiz Hayakawa. Foi inaugurado oficialmente em 29 de março de 2018, como parte das comemorações dos 325 anos de Curitiba e é um espaço educativo sob responsabilidade da Sanepar, aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com visitação gratuita.

Inspirado nos origamis japoneses, o prédio do Memorial recebe diversos eventos ao longo do ano e abriga uma exposição permanente sobre o Rio Iguaçu, que passa nas imediações. As visitas são livres, mas grupos e escolas podem agendar visitas pelo site.

Leia Também:  Em dez anos, o setor fotovoltaico movimentou R$ 8,3 bilhões no Paraná e gerou mais de 720 mil empregos no Brasil

JAPONESES – Projetado em 2008, o Parque do Centenário da Imigração Japonesa está localizado no limite entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, separados pelo Rio Iguaçu. Com uma área de 301,4 mil metros quadrados, conta com estacionamento e espaço para passeios de bicicleta, corridas e caminhadas. O Parque faz parte do conjunto de espaços públicos criados em Curitiba para homenagear os diversos povos que compõem a população do Paraná, Estado que é o segundo maior centro de imigrantes japoneses na América Latina.

O plantio das cerejeiras celebra também o Dia do Imigrante Japonês, criado com a Lei nº1211/2004, em lembrança aos primeiros imigrantes do Japão que desembarcaram no Brasil, em Santos, vindos a bordo no navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Em dez anos, o setor fotovoltaico movimentou R$ 8,3 bilhões no Paraná e gerou mais de 720 mil empregos no Brasil

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Polícia Civil apreende mais de uma tonelada de maconha em Iporã

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA