NOVA AURORA

PARANÁ

Mais de 1,2 mil pessoas visitaram o Porto de Paranaguá neste ano

Publicado em

Entre os meses de fevereiro e início de junho deste ano, 1.248 universitários e profissionais dos mais diversos setores visitaram o Porto de Paranaguá. A ação mais recente aconteceu nesta sexta-feira (07) para os alunos da disciplina eletiva de Empreendedorismo do Colégio Bom Jesus Rosário, de Paranaguá.

“Essa é uma iniciativa muito importante, pois assim os estudantes conhecem um pouquinho mais da realidade portuária e da relevância econômica e social que os portos paranaenses têm para a região e para o entorno”, enfatizou a gerente de Planejamento Estratégico da Portos do Paraná, Bruna Nicolau.

“Viemos conhecer um pouquinho do porto, como ele funciona. Os alunos foram muito bem recebidos e ficaram encantados com a palestra, que vai ser de grande importância até para a questão de carreira. Como a gente trabalha com o estudo da economia, conhecer uma das maiores estruturas da economia da nossa cidade foi de extrema importância para eles”, enfatizou a professora Maiara Soares.

Leia Também:  Corrida do Porto de Paranaguá 2024 reúne número superior a 1.700 participantes

Após uma palestra no auditório, os visitantes foram até o cais para ver o funcionamento das principais operações portuárias do Litoral do Estado. “Estamos muito felizes e honrados de estar aqui nessa visita, acredito que muitos colégios querem ter experiência também, pois realmente é muito importante conhecer um pouquinho do Porto de Paranaguá, de como funciona toda a logística”, destacou o aluno André Meyer.

A estudante Estela Macarenco também destacou a importância da visita e, após a palestra, ficou interessada em trabalhar no ramo portuário. “Eu achei a visita muito interessante, pois abre novas portas para escolher a minha profissão no futuro, que é um assunto que a gente pensa muito agora no ensino médio”, destacou Macarenco.

“Foi uma visita muito interessante. É muito legal saber da imensidão do Porto de Paranaguá, da nossa cidade, e quantos trabalhadores portuários temos aqui”, elogiou a estudante Giulia Reinert.

MAIS INFORMAÇÕES – A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16, e deve ser agendada com antecedência. Não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts e minissaias. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha. O formulário de pedidos está disponível AQUI.

Leia Também:  Copel é listada em ranking de empresas que mais crescem no Brasil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  Copel recupera energia em quase 100% das casas atingidas pelos temporais de terça-feira

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Filas gigantes e casa cheia: estreia da peça que celebra Dalton Trevisan vira sucesso

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA