NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Paranaense divulga resultado final do edital de ocupação do Espaço Vitrine

Publicado em

A quarta edição do edital de Ocupação do Espaço Vitrine do Museu Paranaense (MUPA) recebeu 178 inscrições, mais que o dobro da edição anterior. As propostas vieram de 46 cidades, de todas as regiões do País. Foram selecionadas três propostas seguidas de duas selecionadas como suplentes. As eleitas são “tudo que você toca você muda tudo que você muda muda você”, de Miro Spinelli, “Vênus de Milo (Souvenir)”, de Nina Lins, e “Vênus como mirada”, de Val Souza.

O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que representa o interesse da instituição, tradicionalmente voltada às áreas de Antropologia, Arqueologia e História, em ampliar sua atuação de forma interdisciplinar para áreas de Arquitetura, Design e Artes Visuais, Artes Cênicas e pesquisa, a fim de promover diversas formas de expressão cultural.

O Espaço Vitrine está situado em um ambiente de ligação entre os edifícios do museu e assemelha-se, justamente, a uma grande vitrine. Nas quatro edições, desde 2020, já passaram por esse espaço trabalhos de nove artistas ou coletivos, vindos de diferentes regiões do País, com propostas variadas.

Leia Também:  População idosa vai superar jovens com menos de 15 anos em 2027 no Paraná

Em 2024, o tema “Interlúdio” convida a refletir sobre regimes de visibilidade e invisibilidade a partir do interstício que se estabelece entre a ficção e o real, o que se mostra aparente, ou o que está latente, prestes a emergir. Nesta edição, os selecionados receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 8 mil cada.

A comissão julgadora das propostas foi formada por pesquisadores, curadores e artistas, além de três representantes da sociedade civil, Antonio Gonzaga Amador, Fabrícia Jordão e Jandir Jr., e dois integrantes do MUPA, Heloisa Nichele e Richard Romanini.

Seguindo os critérios dispostos no edital e a metodologia desenvolvida para a seleção, todos os projetos foram avaliados de forma individual pelos membros da comissão, que pontuaram a contemporaneidade e relevância; a adequação ao Espaço Vitrine; a relação com as áreas de atuação do MUPA e com a proposição “Interlúdio”; a viabilidade técnica e de produção; e a clareza e coerência da proposta.

Confira as propostas selecionadas:

“tudo que você toca você muda tudo que você muda muda você”, de Miro Spinelli

“Vênus de Milo (Souvenir)”, de Nina Lins

Leia Também:  Copel entrega 94 toneladas de alimentos a instituições de educação e assistência social

“Vênus como mirada”, de Val Souza

Às propostas selecionadas como suplentes será solicitado apenas o envio dos documentos, caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no edital. Propostas selecionadas como suplentes:

“A cura será assim como um esquecimento”, de Gio Soifer (em primeiro) e “Neblina”, de Tetê Lian (em segundo).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Com palestra sobre o agronegócio, residentes em economia rural iniciam atividades

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Copel entrega 94 toneladas de alimentos a instituições de educação e assistência social

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA