NOVA AURORA

PARANÁ

Hospital Universitário da UEL promove “mutirão-aula” de cirurgia urológica

Publicado em

O Hospital Universitário (HU) da UEL promove nesta sexta (24), sábado (25) e domingo (26) um mutirão que vai capacitar urologistas na aplicação da cirurgia de Enucleação Endoscópica da Próstata a Laser, uma técnica moderna que consiste na retirada do crescimento prostático que provoca obstrução ao xixi. A cirurgia, realizada pela uretra, sem cortes ou punções, permite alta hospitalar precoce e sem uso de sonda, diminuindo o desconforto dos pacientes no pós-operatório.

As aulas teóricas ocorrem nesta sexta, na Sala de Eventos do Restaurante Vila Fontana, no Shopping Aurora (Av. Ayrton Senna, 400, Palhano 1), das 19h às 22h. As cirurgias serão realizadas no Centro Cirúrgico do HU, no sábado e domingo. A ação vai envolver 12 urologistas e 20 pacientes da lista de espera de cirurgias eletivas, que serão beneficiados pelo mutirão. A coordenação será do professor do Departamento de Cirurgia Clínica (CCS) da UEL, o urologista Silvio Henrique de Almeida.

A ação, além de dar aos alunos uma formação continuada, abordando os assuntos mais recentes na área de interesse da hiperplasia prostática benigna, vai proporcionar aos pacientes do SUS acesso a essa cirurgia.

Leia Também:  Referência em contas públicas, servidora paranaense recebe medalha de mérito

Segundo Almeida, a chamada retenção urinária aguda secundária ao crescimento da hiperplasia benigna é uma das complicações urinárias mais significativas do homem, principalmente dos idosos. “A ação do hospital consiste num importante evento, já que é uma doença que provoca grande desconforto, incapacidade de trabalho, além de aumentar o risco de complicações urinárias”, disse. Ele é responsável pela disciplina de Urologia do curso de Medicina da UEL.

As aulas teóricas e as orientações nas cirurgias serão ministradas pelo urologista Luis Gustavo Toledo, do HU da UEL.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Programa PCPR na Comunidade atende mais de 1,6 mil pessoas em Apucarana

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atendeu mais de 1,6 mil pessoas durante a edição do programa PCPR na Comunidade que aconteceu em Apucarana, no Vale do Ivaí, entre quinta-feira (10) e sábado (12). Nos três dias de evento também foram confeccionadas 830 Carteiras de Identidade.

Outros serviços de polícia judiciária foram disponibilizados, como o registro do boletim de ocorrência e a emissão do atestado de antecedentes criminais. Os cidadãos de Apucarana também puderam conhecer de perto materiais táticos que são usados em ações operacionais da PCPR e o trabalho da perícia papiloscópica, que coleta impressões digitais em cenas de crime.

Durante a ação, que aconteceu no Ginásio de Esportes Lagoão, a PCPR levou atividades lúdicas para crianças, distribuiu materiais informativos e disponibilizou orientações sobre o trabalho da polícia judiciária para o atendimento aos cidadãos.

“A edição de Apucarana foi um sucesso e conseguimos atingir muitas pessoas com um atendimento humanizado e acessível”, afirma João Mario Goes, coordenador do programa.

Leia Também:  Governo e setor privado discutem propostas para o Plano Safra com o governo federal

JUSTIÇA NO BAIRRO – O evento aconteceu em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que ofertou serviços jurídicos, como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, exames de DNA, reconhecimento de paternidade/maternidade e retificação de registro civil, entre outros.

PCPR NA COMUNIDADE – É um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades voltadas à sociedade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA