NOVA AURORA

PARANÁ

Estado amplia diálogo com a Instância de Governança do turismo do Norte Pioneiro

Publicado em

A Secretaria do Turismo retomou a série de encontros com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), instituições responsáveis por organizar e trabalhar as demandas do turismo ao redor do Estado, nesta semana. A primeira reunião deste ano contou com a presença de autoridades, gestores e representantes da IGR de Norte Pioneiro, região que engloba 23 municípios e é denominada Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro).

O objetivo dos encontros é aproximar as ações estaduais em prol do desenvolvimento e promoção do turismo do Paraná das IGRs. Os encontros acontecem desde o ano passado. No total, já foram ouvidos representantes de 10 das 18 instituições.

O secretário do Turismo, Márcio Nunes, afirma que essa aproximação contribui para o fortalecimento do setor, pois a Instância passa a entender quais são os passos corretos para alavancar as atividades turísticas na região. “A meta é nos reunirmos com todas as IGRs porque são elas que estão nas cidades e podem nos mostrar o que temos lá, tanto de belezas e atrativos que pode e devem ser explorados pelo turismo quando de demandas que necessitam para alavancar esse processo”, disse.

Leia Também:  Com Curitiba e Cascavel em destaque, Agências do Trabalhador têm 21,2 mil vagas

O Norte Pioneiro é a região do Paraná que abriga o Destino Turístico Angra Doce – fruto de uma parceria com Estado de São Paulo, que compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. São 400 km² de extensão e mais de 9 bilhões de m³ de água dos rios Paranapanema e Itararé.

A região é propícia para a prática de esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Conta com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.

Segundo a diretora-presidente da Atunorpi, Mara Mello, o encontro foi importante para estreitar os laços com o Governo do Estado e posicionar a região do Norte Pioneiro como interessada em trabalhar com o turismo regional. “A frase da nossa IGR é ‘Norte Pioneiro encante-se com essa terra’. Essa aproximação com a Secretaria do Turismo é muito importante para todos nós que buscamos promover o trade na nossa região, pois juntos somos mais fortes”, disse.

Leia Também:  Pavimentação em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia começa neste mês

Além do Angra Doce, a região turística Atunorpi abriga uma parte da Rota do Rosário (caminho turístico que percorre 17 municípios e conta com 21 atrativos ligados à fé católica). A região também é rica em turismo rural e hotéis de luxo.

REUNIÕES – No ano passado, a Secretaria recebeu nove regiões turísticas: Vale do Ivaí (que abriga 25 municípios do Norte do Estado); Litoral do Paraná (7 municípios); Rotas do Pinhão (Curitiba e toda a Região Metropolitana); Campos Gerais (19 municípios); Caminho das Águas (21 municípios no Noroeste); Encontro das Águas (12 municípios também do Noroeste); Ecoaventuras, Histórias e Sabores (24 municípios do Centro-Oeste); Riquezas do Oeste (31 municípios); e Cinturão Verde (11 municípios da região de Cianorte).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Sanepar investe R$ 680 milhões em obras de água e esgoto para dezenas de municípios

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Estado vai investir mais de R$ 600 mil para combater erosão na PR-323 em Tapejara

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA