NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná vai mandar novos bombeiros com cães de busca para o Rio Grande do Sul

Publicado em

A presença de cães de busca e resgate é a principal novidade na terceira equipe da força-tarefa que está sendo enviada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) em apoio ao Rio Grande do Sul. O novo grupo, que vai substituir o efetivo que está em ação desde a semana passada, vai se deslocar em duas etapas. 

A primeira parte, composta por 20 bombeiros militares, já seguiu nesta sexta-feira (17), por terra, rumo ao estado vizinho. A segunda, integrada por três bombeiros e dois cães, será transportada por um avião da Casa Militar no próximo domingo. A equipe que atualmente trabalha no território gaúcho retorna ao Paraná assim que esse novo contingente chegar lá.

Os binômios, como são chamadas as duplas compostas pelo cão e pelo bombeiro militar que o conduz, vão atuar na região serrana gaúcha. “Estamos enviando dois binômios para Bento Gonçalves, a pedido do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, para ajudar na busca por pessoas desaparecidas em áreas deslizadas”, relatou o major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

Essa missão específica ficará a cargo do sargento Lucas Zemuner Berzotti, do 3º Grupamento de Bombeiros, de Londrina, e do cabo Rodrigo de Oliveira Santos, do GOST, ao lado, respectivamente, dos cães Eva e Skull. Ambos participaram, com sucesso, da 1ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, em Cianorte, no início do mês.

Leia Também:  Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo inaugura Casa de Semiliberdade de Toledo

“Enfrentaremos um cenário muito triste e difícil. Estive no ano passado no Vale do Taquari, mas trabalhei com outro cão. Com a certificação que fizemos recentemente em Cianorte, habilitamos a Eva também, que é um cachorro mais jovem, com muito mais vitalidade; acredito que está no auge e vai ser muito importante nesse trabalho”, relatou Berzotti.

“O trabalho dos cães é muito difícil. Ele está procurando uma pessoa que ele nunca viu, num lugar onde ele nunca esteve. É uma complexidade muito grande, mas é por isso que treinamos muito esses cães, que eles passam por tantas provas”, complementou o bombeiro de Londrina.

“São cães extremamente preparados para essa finalidade, eles varrem as áreas em busca do odor, no caso de corpos. Quando eles encontram, identificam os pontos por meio de latidos e a equipe da força-tarefa vai fazer as escavações, retirar os escombros para resgatar essas vítimas”, concluiu, explicando como funciona a parceria com os animais.

FORÇA-TAREFA – A maior parte da equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná ainda deve seguir atuando na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A atividade, no entanto, vem mudando de acordo com a alteração do cenário na região, especialmente com a redução no nível dos rios. O cenário de salvamento de pessoas em perigo deu lugar ao de ajuda humanitária. O próximo passo é a localização dos desaparecidos.

Leia Também:  Lote 1 vai modernizar conexões de Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Lapa, na RMC

“A gente teve uma primeira fase de operações em que a força-tarefa foi a primeira força pública a chegar em vários locais do Rio Grande do Sul. Naquele momento, fizemos muitos salvamentos. Passou-se então para a segunda fase, com a intensificação de ajuda humanitária, para buscar quem em um primeiro momento não quis sair de casa, para buscar animais domésticos, e para levar água e alimentos a áreas isoladas”, contou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

“Vamos passar para uma nova fase logo, em que os nossos binômios vão passar a ser empregados, que é de buscas, infelizmente, de possíveis vítimas fatais das cheias”, acrescentou o coronel. “As fases vão avançando e o nosso pessoal tem capacitação e vai se encaixando em todas elas. O povo gaúcho pode ter essa certeza de que o estado do Paraná está enviando, por meio do CBMPR, o melhor que ele tem para o atendimento dos nossos irmãos”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Mil pulseirinhas de identificação foram distribuídas por dia no Litoral desde o início do verão

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Estado divulga relação de candidatos/vagas do concurso do Quadro do Poder Executivo

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA