PARANÁ
Arnaldo Antunes, maracatu, peças gratuitas e oficinas são os destaques culturais da semana
Publicado em
17 de maio de 2024por
Itajuba TadeuA Agência Estadual de Notícias publica às sextas-feiras a programação dos espaços culturais administrados pelo Governo do Estado. Há opções para todos os públicos e atrações gratuitas.
No Teatro Guaíra, Arnaldo Antunes sobe aos palcos ao lado do pianista Vitor Araújo para apresentar o recém-lançado álbum “Lágrimas no Mar”, em um show de voz e piano. Já no Miniauditório, o público pode conferir dois espetáculos na faixa, com a peça “Dito” que conta diálogos entre um pai e um filho, e “Medo da Morte das Coisas”, obra teatral que acompanha uma mulher em seu apartamento para refletir sobre a durabilidade das coisas.
O Museu Paranaense (MUPA) exibe no sábado o documentário “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”. O filme debate o protagonismo de mulheres negras na cultura e na religião, seguido por um bate-papo com Karen Aguiar, diretora do documentário.
A edição de maio do Jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), já está no ar. Na capa, o destaque é os 40 anos da morte do escritor Julio Cortázar. A BPP também convida o público para conferir os últimos dias das exposições “Beijo de Língua”, com poemas de Thadeu Wojciechowski, e “As Lavadeiras”, mostra de poesias ilustradas.
A semana ainda traz os Laboratórios de Investigação temáticos “MON Primeiros Passos e “Acesse para Perceber” no Museu Oscar Niemeyer (MON), um bate-papo sobre a arte paranaense e os discípulos de Alfredo Andersen no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e a quarta-feira musical do projeto Tons Vizinhos no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR).
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A 150ª edição, do mês de maio, do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível pelo link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido, com uma reportagem especial sobre os 40 anos da morte do escritor Julio Cortázar e seu vínculo com a capital da Argentina, Buenos Aires. A publicação também traz o terceiro texto da série “Mulheres contra a Ditadura”, uma entrevista com o escritor, jornalista e crítico literário, José Castello, e outros conteúdos inéditos.
Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 20, é o conto “O Bebê de Tarlatana Rosa”, de João do Rio, no Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, no Coworking. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual –, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.
Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – No sábado, dia 18, a autora Joema Carvalho lança seu livro “Crônicas de uma Jornada Florestal”. A obra, composta por textos que descrevem paisagens, é fruto de três anos de colaboração como colunista do Facetubes, site da Academia Poética Brasileira. É às 10h, no Hall Térreo da BPP.
Roda de leitura 60+ – Encontros quinzenais (duas vezes por mês) voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, dia 20, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar.
Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – Na próxima quinta-feira, dia 23, a autora Gisela Maria Bester lança o livro “Pinte-me de Azul”. A obra, composta por poemas, mostra uma poesia crítico-social feminista, antirracista, insurgente contra as violências laboral, ambiental e de gênero. É às 17h, no Hall Térreo.
Exposição “Beijo de Língua” – Apresenta 30 painéis com traduções subversivas de poemas escolhidos por Thadeu Wojciechowski. A mostra permanece no Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) até o dia 22 de maio.
Exposição “As Lavadeiras” – Apresenta 12 telas que convidam os visitantes a explorar poesias ilustradas, que também foram organizadas em cartões postais do livro-objeto que leva o mesmo nome da instalação. A exposição permanece na Seção de Belas Artes, no terceiro andar, até o dia 24 de maio.
Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Títulos disponíveis:
“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.
“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.
“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.
Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Raridades – Nesta sexta (17), das 16h às 17h, o museu exibe os curtas “Neve de 1974” e “Inauguração do MIS-PR”, filmagens inéditas de Curitiba que estão no acervo do museu, digitalizadas em parceria com a Cinemateca de Curitiba. Entrada livre e gratuita.
Quarta Musical – Nesta quarta (22), às 18h, o museu recebe a apresentação musical de Samuel Strapasson Quarteto. Na guitarra, o próprio Samuel Strapasson toca acompanhado de Keyson Patrick no saxofone, Hemerson Vieira no baixo elétrico e Sérgio Freitas na bateria. O repertório faz parte do projeto Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar –, que toda quarta-feira leva música de qualidade ao museu, em apresentações que contemplam diversos ritmos e gêneros. Entrada livre e gratuita.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Papo artístico – Na próxima quarta (22) das 14h às 15h30, a pesquisadora e curadora Rosemeire Odahara Graça, professora da Faculdade de Artes do Paraná (Unespar), irá compartilhar insights e outros saberes da pintura paranaense na conversa “Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen”. Por trás das pinceladas de alguns dos discípulos mais notáveis de Alfredo Andersen, como José Daros e Theodoro De Bona, está um pouco da história da pintura paranaense e dos gêneros artísticos. O papo faz parte da programação da 22.ª Semana Nacional de Museus e a entrada é livre e gratuita.
Documentário – Parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus, no sábado (18) às 14h, o museu exibe o documentário “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”. A partir de vivências de mulheres de diferentes gerações no Maracatu Nação Leão Coroado, grupo com 160 anos de tradição que até poucos anos atrás era liderado e protagonizado por homens, o filme debate a ancestralidade, religião, cultura e o protagonismo de mulheres negras.
Seguindo a exibição do filme, das 14h30 às 15h, Karen Aguiar, diretora do documentário e integrante do Maracatu Leão Coroado, abre o espaço para conversa. O bate-papo visa refletir algumas temáticas como a importância das mulheres na manutenção de culturas populares, com enfoque na trajetória de mulheres dentro da Nação de Maracatu Leão Coroado. Entrada livre e gratuita.
Oficina de Maracatu – Logo após o bate-papo, no sábado (18), das 15h às 18h, Karen Aguiar dará a oficina de baque virado na linguagem do Maracatu Leão Coroado, tanto para quem já toca maracatu ou tem noção musical, como a iniciantes, com pouca ou nenhuma prática. Com as vagas já esgotadas, os inscritos precisam levar os próprios instrumentos: tambor/bombo/alfaia, caixa, agogô/gonguê e/ou ganzá.
Nova exposição – Já está em exibição a exposição “Lenora de Barros: Fogo no Olho”, com curadoria da escritora e pesquisadora Pollyana Quintella que traz um recorte dos 40 anos de estrada da artista paulistana Lenora de Barros. Na coletânea estão obras como Poema (1979), Língua Vertebral (1998) e Fogo no Olho (1994) – que dá nome à exposição –, até trabalhos menos conhecidos, como o vídeo “Procuro-me” (2003). Em cartaz até 24 de junho.
Laboratório de investigação “MON Primeiros Passos” – Na segunda (20), às 10h, esse laboratório vai reunir pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público infantil de 1 a 2 anos. A atividade faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus e é gratuita, mas exige inscrição prévia.
Laboratório de investigação “Acesse para Perceber” – Na segunda (20), às 14h30, esse laboratório reunirá pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público espontâneo. A atividade faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus e é gratuita, mas exige inscrição prévia.
Guairão
Arnaldo Antunes e Vitor Araújo – Lágrimas no Mar – “Um disco que tem uma vontade engasgada de chorar”. Essa é uma das maneiras que Arnaldo Antunes define o recém-lançado álbum “Lágrimas no Mar”, feito em parceria com o pianista pernambucano Vitor Araújo. Em formato voz e piano, o show homônimo traz os artistas ao Teatro Guaíra no sábado (18), às 21 horas. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos a partir de R$ 150.
Guairinha
“Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” – Visto por mais de 200 mil pessoas, o musical infantil “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” chega ao auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), nos dias 17 e 18 de maio, às 19h, e dia 19 em duas sessões: às 11h e às 16h.
O espetáculo faz parte do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, com o objetivo de levar para os palcos nomes importantes da cultura brasileira em montagens que mesclam biografia e canções do artista homenageado, aproximando gerações em espetáculos para toda a família. Os ingressos estão disponíveis pela Ticket Fácil a partir de R$ 20.
Miniauditório
“Dito” – A peça coloca em perspectiva as narrativas de um pai e um filho e abre uma possibilidade ficcional de diálogo entre eles. Na peça, o ator investiga sua própria trajetória através do espelhamento da história de seu pai: as diferenças que os afastam e que os aproximam, a herança genética e o laço delicado que define uma relação entre dois homens, um pai e um filho. A apresentação acontece nas sextas e domingos às 19h e sábados às 20h30, com entrada gratuita e ingressos distribuídos 1 hora antes de cada apresentação. Apresentações em Libras nos dias 25 de maio e 1º de junho.
“O Medo da Morte das Coisas” – A obra investiga a durabilidade e a necessidade de manutenção das coisas e das relações, acompanhando uma mulher que dança e revela suas memórias em um apartamento antigo que mostra marcas de desgaste do tempo e precisa de cuidados. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e vazamentos ela se volta para dentro de si e se confunde com o lugar.
Em cartaz de 17 de maio a 2 de junho, sextas e domingos às 20h30, e sábados às 20h30. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Apresentações em libras nos dias 25 de maio e 1º de junho.
Teatro José Maria Santos
“Para Onde Foram as Andorinhas” – A obra é inspirada em um documentário homônimo, realizado pelo Instituto Catitu Aldeia em Cena. O espetáculo denuncia o desmatamento, a morte de indígenas e quilombolas, o aquecimento global e demais consequências. As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de maio às 20h, e 19 de maio às 19h. Os ingressos estão disponíveis pelo DeuBalada a partir de R$ 20 (meia-entrada).
Cinema na Praça
Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição.
Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ às 18h30 e “Minha mãe é uma peça 3″ às 20h.
Salto do Lontra – Sexta-feira (17). Local: Praça Central
Santa Izabel do Oeste – Sábado (18). Local: Praça Central
Ampére – Domingo (19). Local: Praça Central
Pinhal de São Bento – Terça-feira (21). Local: Espaço Turístico Cultural Cândido Tomazoni
Santo Antônio do Sudoeste – Quarta-feira (22). Local: Praça Municipal Percy Schreiner
Pranchita – Quinta-feira (23). Local: Praça em frente à Prefeitura Municipal
Já os municípios abaixo vão exibir “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas” às 19h, e “O Palhaço”, às 21h.
Jardim Alegre – Sexta-feira (17). Local: Praça da Igreja Matriz
Quinta do Sol – Sábado (18). Local: Rua Três Marias, esquina com a Rua Hércules s/n
Fênix – Terça-feira (21). Local: Praça Costa e Silva – (Praça do Itaú)
Luiziana – Quarta-feira (22). Local: Praça Romão Martins – (Em frente à prefeitura)
Janiópolis – Quinta-feira (23). Local: Parque de Exposições Rua Goioerê
Endereços:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção
Published
6 horas agoon
17 de abril de 2025By

A cultura da cevada, que está em início de plantio, volta a ganhar espaço no Paraná com previsão de se ter a maior área já semeada no Estado. Maior produtor desse cereal de inverno, o Paraná pode ter 94,6 mil hectares plantados e uma produção 40% superior à registrada no ano passado, chegando a 413,8 mil toneladas.
Esse é um dos assuntos detalhados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 11 a 16 de abril. O documento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), também fala sobre as consequências climáticas em outras culturas e analisa o desempenho paranaense em proteínas animais.
Em 2024 o Paraná colheu 296,1 mil toneladas de cevada em 80,5 mil hectares. O aumento de 18% de áreas paranaenses a receber a cultura na safra que se inicia é reflexo principalmente do retorno de intenção de plantio na região de Guarapuava. A previsão é que sejam semeados 36,9 mil hectares, ou 25% superior aos 29,6 mil hectares colhidos ano passado.
Mesmo com esse aumento em Guarapuava, a região dos Campos Gerais ainda tem previsão de ter maior área plantada, com 38 mil hectares. “O ganho acontece especialmente na região de Guarapuava em função do ânimo com as melhores cotações e os resultados satisfatórios a campo experimentados no Centro-Sul paranaense em 2024”, afirmou o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral.
As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o que levou a recorde na compra. No primeiro trimestre foram adquiridas cerca de 200 mil toneladas para manter o Paraná como maior produtor de malte brasileiro. “A confirmação de uma produção maior e de boa qualidade é essencial para a diminuição da necessidade de importação de cevada”, disse Godinho.
SOJA E MILHO – O boletim fala ainda sobre perda de 5,3% no campo na primeira safra de soja. A região Sul até apresentou ganho de produtividade de 4,7%, no entanto as demais regiões, sobretudo o Noroeste, foram bastante impactadas pela estiagem e por ondas de calor atípicas.
As lavouras de milho estão com bom desempenho, principalmente nas regiões Sul e Sudoeste, que concentram a maior parte da área plantada. Mas, da mesma forma que na soja, as demais regiões sentem os efeitos de chuvas escassas e calor intenso.
PECUÁRIA – No setor pecuário, o documento do Deral salienta que as exportações de bovinos pelo Brasil geraram US$ 3,2 bilhões no primeiro trimestre de 2025. Em média, cada quilo de carne enviado ao Exterior custou US$ 4,78. No mesmo período de 2024 custava US$ 4,40.
No atacado, o traseiro e o dianteiro bovinos seguem com o preço em alta. Em média, são comercializados no Paraná por R$ 25,01 e R$ 18,54, respectivamente.
SUINOS – O Paraná manteve, pelo quarto ano seguido, a liderança na produção de carne suína em frigoríficos sob inspeção estadual, que permite comercialização exclusiva no mercado interno. O Estado produziu 155,9 mil toneladas, respondendo por 20% da produção nacional nesse regime de inspeção.
Quanto ao número de animais abatidos em estabelecimentos com inspeção estadual, o Paraná é o terceiro, com 1,66 milhão de suínos. Por terem maior peso médio eles produzem mais quilos de carne. Quando se leva em conta a produção nas três instâncias de inspeção – federal, estadual e municipal – o Estado é o segundo colocado, com 12,4 milhões de suínos abatidos e produção de 1,14 milhão de toneladas de carne.
FRANGO – O Agrostat/Mapa, ferramenta que monitora o comércio exterior no segmento agropecuário, mostra que o Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas de frango no primeiro trimestre de 2025, com faturamento de US$ 2,534 bilhões. No mesmo período do ano passado tinham sido 1,1 milhão de toneladas a US$ 2,101 bilhões.
O Paraná foi responsável por 559.108 toneladas no primeiro trimestre deste ano, volume 12,3% superior às 497.727 toneladas de 2024. Em receita, entraram no Estado US$ 1,041 bilhão, aumento de 12,7% sobre os US$ 847 milhões do ano anterior.
Fonte: Governo PR

Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar

Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão

Após obras, Sanepar faz visitas a 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção

Rodovia de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, terá novo bueiro metálico
PARANÁ


Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção
A cultura da cevada, que está em início de plantio, volta a ganhar espaço no Paraná com previsão de se...


Após obras, Sanepar faz visitas a 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques
As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora,...


Rodovia de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, terá novo bueiro metálico
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta quarta-feira...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ7 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’