25 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Em homenagem ao Dia da Enfermagem, Piana destaca importância da profissão

    Publicado em

    O governador em exercício Darci Piana participou nesta segunda-feira (13) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. Piana destacou o trabalho essencial prestado pelas enfermeiras e enfermeiros na linha de frente da saúde.

    No Paraná, são cerca de 100 mil profissionais trabalhando na área. Entre os cerca de 6,5 mil servidores públicos que atuam na Secretaria de Estado da Saúde, 2,6 mil – ou 40% – são da área da enfermagem. Destes, são 1.724 técnicos de enfermagem, 798 enfermeiros e 85 auxiliares de enfermagem na Sesa. Eles atuam nas unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, mas também na gerência e gestão dos serviços, na coordenação e supervisão das atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem, na docência e na pesquisa acadêmica.

    Destes, são 1.724 técnicos de enfermagem, 798 enfermeiros e 85 auxiliares de enfermagem na Sesa.

    Leia Também:  Com instalação de 100 novas torres, Paraná avança com conectividade em áreas rurais

    “Todas as profissões são nobres, mas em algumas dessas profissões o trabalho e a dedicação são ainda mais nobres. Entre elas, estão os enfermeiros e enfermeiras que dedicam suas vidas ao atendimento e cuidado das pessoas”, afirmou o governador em exercício. “Por isso esta homenagem é tão merecida, porque valoriza profissionais que são essenciais para a nossa área da saúde, que amenizam o sofrimento de quem precisa e que cuidam de quem tanto amamos”.

    “O profissional da enfermagem é aquele que fica 24 horas na assistência direta aos pacientes. Ele se coloca à disposição para que o usuário do serviço de saúde seja devidamente assistido. Por isso é tão essencial a valorização da profissão”, destacou o enfermeiro Marcos Vinícius Silva, coordenador de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), um dos homenageados e representante dos demais enfermeiros e enfermeiras.

    A homenagem foi proposta pela deputada Flávia Francischini, que destacou o trabalho essencial prestado por estes profissionais, principalmente durante a pandemia de Covid-19, colocando-se na linha de frente no enfrentamento à doença. “Esses profissionais são verdadeiros heróis e engrenagens fundamentais do nosso sistema de saúde, mantendo-o em funcionamento mesmo nos momentos mais desafiadores”, disse.

    Leia Também:  Programa do Estado vai atender pessoas em vulnerabilidade com casas rurais sustentáveis

    DIA DA ENFERMAGEM – O Dia Internacional da Enfermagem foi instituído em homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, na Inglaterra. O trabalho da enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços desta área em nível mundial, sendo considerado um marco na profissionalização da enfermagem moderna.

    No Brasil, a data é lembrada desde 1938. E entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem a Florence Nightingale e também a Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar inaugura estação de tratamento que amplia o abastecimento em Tijucas do Sul

    Published

    on

    By

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura do município e recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões.

    Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora, com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

    A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

    Leia Também:  UENP contratará 45 novos agentes universitários para ampliar o atendimento

    O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, destacou a parceria com a Sanepar. “Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

    O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, acaba o problema da falta d’água. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

    O evento de inauguração reuniu autoridades da Sanepar, do município e empregados da Companhia.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA