NOVA AURORA

PARANÁ

Agenda turística de maio tem Expoingá, blues em Antonina e festas do pinhão e cachaça

Publicado em

O calendário turístico de maio será movimentado por exposições, festas populares, gastronomia e esporte. São destaques a Expoingá, de Maringá, que nesta edição comemora 50 anos de existência, e o Festival de Música Pop (Fespop), considerado um dos maiores do gênero na América Latina, que acontece em Santa Terezinha do Itaipu, na região Oeste, entre os dias 9 e 12. O evento atrai jovens de outros estados e países vizinhos com uma intensa e variada programação de shows. 

A maior atração no Noroeste do Estado é a Expoingá, uma das principais feiras do setor agroindustrial do Paraná e do Brasil, entre os dias 9 a 19. Neste ano, a feira comemora 50 anos de existência. A marca da edição é “Expoingá 2024, o elo entre tradição e inovação”. O evento deve levar milhares de pessoas ao Parque Internacional de Exposições de Maringá.

Outro parque de exposições que recebe grande movimento de turistas em maio é o de Jandaia do Sul (Vale do Ivaí), onde acontece o 3° Festival da Cachaça entre os dias 17 e 19. O evento reúne expositores e cachaciers (profissionais que trabalham com o destilado) de todo o Paraná e outros estados.

No Norte do Estado, em Sapopema, ocorre de 24 a 26 o Festival Gastronômico, que lota o Parque Linear Clovis da Costa Moraes. O evento promete ser uma experiência para degustação de pratos típicos da região, com refeições embaladas por shows e apresentações musicais.

FESTAS – Entre as festividades tradicionais, está a comemoração dos 42 anos de emancipação política de Pranchita, no Sudoeste do Estado. Será dia 11 e a prefeitura programou uma série de eventos e ações para marcar a data.

Com uma média de público de 4 mil participantes por dia, o Antonina Blues Festival chega à 8ª edição em 2024. O evento acontece dia 30, na Praça Feira Mar, de Antonina, uma das mais antigas cidades paranaenses, que abriga construções históricas e muitas tradições. O festival reúne apresentações do blues norte-americano. Além do palco principal, a Estação Ferroviária e a Ponta da Pita, dois importantes pontos turísticos da cidade, também são espaços de shows em diferentes horários.

Leia Também:  Com quatro auditórios, Teatro Guaíra abre agenda até abril de 2025

Já no fim do mês, de 29 de maio a 2 de junho, o município de Floraí, na região Noroeste, promove a 33° edição da sua Festa das Nações. Em 2023, o evento foi responsável por atrair um público de aproximadamente 30 mil pessoas. Neste ano, a organização aposta em shows musicais gratuitos, comidas típicas, parque de diversões e sorteio de prêmios para atrair o público.

Também encerrando o mês, a cidade de Inácio Martins, no Centro-Sul, realiza a 15ª Festa do Pinhão, de 31 de maio a 2 de junho. O Parque Municipal Dallegrave será palco do encontro, que tem como propósito exaltar a identidade cultural do município, além de sua grande produção do pinhão, queridinho dos paranaenses durante o inverno.

A festa junina já começa neste mês, no dia 31, em São Pedro do Paraná, com atrações para todos os gostos e idades até o dia 8 de junho. Também no dia 31, Morretes sedia a Festa Agrícola e Artesanal, que chega à sua 38ª edição.

SOBRE RODAS O segmento do turismo sobre rodas também está na mira de ações deste mês de maio no Paraná. O 4º Encontro de Fuscas, em Antonina (Litoral) recebe, no dia 26, apaixonados pelo icônico carro e outras raridades da fabricante Volkswagen. Consolidado entre os moradores e amantes do segmento, a expectativa é que cerca de 500 veículos estejam disponíveis para exposição.

Leia Também:  Método Wolbachia: Paraná solta mosquitos na inauguração da biofábrica em Foz do Iguaçu

Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o Viaje Paraná participa em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, do Against The Wind Chopper Show, evento voltado a expositores e admiradores das motos estilo chopper. Focado na arte da customização de motos e outros itens relacionados, o evento acontece no espaço Hangar Racing e vai contar com produtos para compra, praça de alimentação e shows.

CORRIDA Em Paranavaí, no Noroeste do Oeste, será realizada a 3ª edição da Corrida Maluca, nos dias 18 e 19. O Parque Ouro Branco será o palco deste evento, que reúne diversos competidores (e corajosos) para descerem uma ladeira com seus carrinhos feitos de maneira artesanal. No dia 26, Rolândia, no Norte, sedia a Corrida “Gente boa, gente linda”, com a expectativa de atrair muitos apaixonados pelo esporte.

Confira abaixo a lista dos eventos e suas datas:

Dias 09 a 12 – Fespop – Santa Terezinha do Itaipu

Dias 09 a 19 – Expoingá – Maringá

Dia 11 – 42ª Comemoração de Emancipação Política – Pranchita

Dias 17 a 19 – 3° Festival da Cachaça – Jandaia do Sul

Dias 18 e 19 – Corrida maluca – Paranavaí

Dias 24 a 26 – Festival Gastronômico – Sapopema

Dia 26 – Corrida Gente Boa gente linda – Rolândia

Dia 26 – 4º Encontro de Fuscas – Antonina

Dias 29 a 02 de junho – Festa das Nações – Floraí

Dia 30 – Antonina Blues Festival – Antonina

Dias 31 a 02 de junho – 15ª Festa do Pinhão – Inácio Martins

Dia 31 – Festa Junina – São Pedro do Paraná

Dia 31 – Festa Agrícola e Artesanal – Morretes

Dias 31 e 1º de junho – Against The Wind Chopper Show – Campo Magro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Sanepar orienta moradores de Foz do Iguaçu sobre o programa Caixa D´Água Boa

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Arte, música e dança são os destaques da programação cultural do Paraná

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA