NOVA AURORA

PARANÁ

Quitandinha adere a projeto que leva para alunos ações de valorização de atrativos locais

Publicado em

O município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, formalizou nesta sexta-feira (3) a adesão ao projeto Turismo na Escola, do Governo do Estado. Desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com municípios e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a iniciativa capacita professores para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, com foco no turismo local.

A próxima etapa será a definição das escolas municipais que adotarão o projeto. Pertencente à Região Turística Rotas do Pinhão, Quitandinha é a segunda cidade a aderir ao Turismo na Escola neste ano. O primeiro foi Rio Negro, na região Sul, que também pertence à região Rotas do Pinhão e onde 13 escolas municipais participam da iniciativa.

“O Turismo na Escola é uma maneira de despertarmos na comunidade local a capacidade de identificar o potencial deste atividade na sua região”, disse a diretora-geral da Setu, Camila Aragão. “Dessa forma, estudantes e professores aprendem sobre a importância do setor para a economia da cidade e também há aquele despertar sobre o cuidado que precisam ter com atrativos, especialmente os de natureza”, afirmou.

Leia Também:  Operação com aeronave do Estado garante transporte de órgão ao Distrito Federal

No ano passado, 1.370 alunos de oito escolas municipais da Região Turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado) foram impactados com o desenvolvimento de 30 projetos dentro dessa temática. Os temas trabalhados em sala de aula estão ligados ao ecoturismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo náutico, turismo de aventura, turismo rural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, pertencimento, gastronomia, e patrimônio histórico e cultural.

CADASTUR – A assinatura do acordo entre a Setu e Quitandinha ocorreu durante o 1º Workshop de Turismo da cidade. O evento tem como objetivo sensibilizar profissionais do setor, empreendedores locais e gestores municipais sobre a importância de ter as atividades ligadas ao turismo cadastradas no Cadastur.

Trata-se de um sistema criado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de formalizar, ordenar e promover a qualidade dos serviços turísticos, fomentar o desenvolvimento do setor e facilitar o acesso ao crédito a empresas e profissionais credenciados.

Até o final do mês de abril, mais de 10,5 mil empreendimentos e profissionais do Paraná já constavam no sistema. O Cadastur é obrigatório para as empresas que atuam diretamente com a atividade turística em diversas modalidades, como acampamentos, agências, guias, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

Leia Também:  Agepar estabelece indicadores de qualidade do serviço de travessia da Ilha do Mel

Mesmo para atividades em que o cadastro não é obrigatório, como bares e restaurantes e locadoras de veículos, é importante que ele seja feito. Entre as vantagens de estar registrado no Cadastur figura, além do acesso a financiamento, também oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e do Governo do Paraná, além de visibilidade nos sites do governo federal e do próprio Cadastur.

ROTAS DO PINHÃO – A Região Turística Rotas do Pinhão que compreende Curitiba e grande parte da RMC, tem forte influência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã. Traços distintivos das culturas mineira, paulista e do tropeirismo também ajudam a formar um caleidoscópio de sotaques, sabores e tradições.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Prédios públicos são iluminados de laranja para conscientizar sobre esclerose múltipla

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Rádio Educativa é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo com duas séries especiais

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA