NOVA AURORA

PARANÁ

Observação: projeto Passarinhar Paraná estreia no Interior neste sábado em Palotina

Publicado em

O projeto Passarinhar Paraná chega ao Interior do Estado. Neste sábado (27), a partir das 7h30, ocorre a primeira edição da observação de aves, ou birdwatching, modalidade de turismo sustentável que começou a ser explorada recentemente no País. A ação ocorre no Parque Estadual São Camilo, em Palotina, na região Oeste, e busca capacitar os funcionários do Instituto Água e Terra (IAT) da regional de Toledo, mas também está aberta ao público em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h desta sexta-feira (26) por meio dos telefones (45) 3252-2270 e (41) 9-9554-1160 (WhatsApp). Foram disponibilizadas 20 vagas.

Além do mapeamento da avifauna da região, está prevista também uma palestra com o ornitólogo Bruno Czerechowicz Hans com detalhamento das espécies avistadas na Unidade de Conservação. Estimativa do IAT aponta para existência de mais de 220 espécies diferentes no Oeste do Paraná.

Leia Também:  Museu da Imagem e do Som recebe o grupo Tambores de Aço na Quarta Musical

O Passarinhar Paraná está vinculado ao projeto Parques Paraná, coordenado pela diretoria de Patrimônio Natural do IAT, e busca o fomento do uso público e do turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente. Durante a temporada de verão, o Passarinhar passou por alguns pontos do Litoral, como a Ilha do Mel

“O objetivo dessa primeira empreitada é despertar o interesse do nosso pessoal pela observação de pássaros. Teremos a presença de técnicos do IAT, acadêmicos da Universidade Federal do Paraná e também há vagas para quem gosta e se interessa pelo tema”, explica o agente do IAT de Toledo e coordenador da proposta na regional, Norci Nodari.

O projeto estimula e instiga as pessoas a conhecerem a fauna local. Funciona, ainda, como uma estratégia de amparo para a conservação de espécies raras. “Parques como o São Camilo, que recebem aves apreendidas e vítimas de acidentes para tratamento e devolução ao habitat natural, viram referência de abrigo para várias espécies das ilhas de várzea da Bacia do Rio Paraná, isso atrai mais visitantes. E ao serem educados ambientalmente, certamente serão colaboradores da manutenção da natureza”, diz Nodari. “É uma conexão dos visitantes com o meio ambiente”.

Leia Também:  Projeto em andamento: Estado já investiu R$ 5 milhões nessa etapa da Ponte de Guaratuba

GUIA – Em 2023, o Instituto Água e Terra lançou o guia Unidades de Conservação Estaduais e Aves para Observar no Paraná. O e-book contém 66 páginas que contam quais as espécies podem ser encontradas em cada Unidade de Conservação, promovendo a conscientização da conservação das áreas naturais e dos animais que nela habitam. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), já foram registradas 1.971 espécies de aves no Brasil. Dessas, 766 podem ser vistas no Paraná, algumas delas ameaçadas de extinção.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Projeto em andamento: Estado já investiu R$ 5 milhões nessa etapa da Ponte de Guaratuba

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Copel Mercado Livre vence licitação e vai vender energia à Sanepar

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA