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Paraná mostra seus atrativos a 1,7 mil agentes da maior operadora de turismo do Brasil

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O Paraná apresentou seus atrativos a mais de 1,7 mil agentes de viagem da CVC, maior operadora de turismo do Brasil. O Estado fez parte do grupo convidado a participar da convenção da empresa, realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul, de sexta-feira a domingo (01 a 03).

“Estamos fazendo um trabalho muito focado nas grandes operadoras nacionais, pois são os grandes emissores de turistas para os destinos e precisamos colocar mais produtos paranaenses na prateleira, mostrar roteiros, experiências e opções de hospedagem para que criem e vendam pacotes”, explicou o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

Foi a primeira vez que o Estado participou de uma convenção da operadora. O encontro apresentou, também, outros destinos como Caribe Mexicano, República Dominicana, Sergipe, Pernambuco e o Rio Grande do Sul. Equipes da Secretaria de Turismo (Setu) e Viaje Paraná puderam capacitar todos os agentes da empresa, divididos em sete turmas.

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“Mostramos um Paraná além de Foz do Iguaçu e Curitiba, mas também um pouco dos novos atrativos dessas duas cidades, que são os principais destinos do Estado. Muitos ainda não conheciam, por exemplo, o Festival de Curitiba ou novos parques temáticos de Foz”, explicou a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Setu, Andressa Szekut.

A equipe paranaense mostrou, ainda, outras opções como a serra de São Luiz do Purunã, as vinícolas de São José dos Pinhais e Campo Largo, as praias de água doce do Interior do Estado e as belezas do Litoral, como Morretes e Antonina, Matinhos e Ilha do Mel.

Também fizeram parte das palestras o diretor de Marketing da Viaje Paraná, Eduardo Aguiar, e o gerente de Mercado da autarquia, Eduy Azevedo e, a convite do Governo do Estado, o Visit Iguassu e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. 

Para o diretor de Produtos Nacionais da CVC, Rodrigo Galvão, a participação do Paraná refletirá em aumento no número de visitantes. “Tem muitos lugares para se visitar no Estado e várias regiões para desenvolver esse trabalho. A gente precisa de produto novo, e o Paraná é uma grande joia, tem muita coisa legal para se fazer. Eu aprendi muito vendo a qualificação e com certeza vai aumentar bastante o fluxo de visitantes, passageiros além das belezas de Foz e da capital Curitiba”, disse.

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ESTRATÉGIA – A Setu e o Viaje Paraná estão intensificando as ações junto às grandes operadoras de turismo do País, no intuito de promover os destinos e aumentar as vendas de pacotes para o Estado. Além da convenção da CVC, nesta semana o Paraná está apoiando o 2º Integra BWT, da BWT Operadora. O evento está reunindo 100 agentes de viagem de todo o país para uma semana inteira de imersão por pontos turísticos de Curitiba, do Litoral e dos Campos Gerais. 

Fonte: Governo PR

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Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

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Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

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“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

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