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Comitê da dengue do Paraná convoca população para participar do Dia D neste sábado

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Com o objetivo de fortalecer o combate à dengue e reduzir os casos da doença e o número de óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta quarta-feira (28), em Curitiba, a terceira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue. Ele foi criado em 2019 com o objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. É composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado.

No encontro, foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com a participação de representantes das instituições que compõem o grupo. Uma dessas ações contra o Aedes aegypti é o Dia D da Dengue, que vai ser realizado neste sábado (2). A ação de mobilização segue a orientação federal, anunciada pelo Ministério da Saúde.

O grupo analisou o panorama da situação epidemiológica da dengue no Brasil e Paraná e a atualização das ações desenvolvidas pelas secretarias, órgãos do Estado, representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e autoridades. O Paraná é um dos estados com o maior número de casos confirmados, juntamente com Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

“Precisamos desse alinhamento de ações com os vários órgãos de Estado. Estamos atuando em várias frentes com o apoio e trabalho integrado de várias áreas. Estamos trabalhando não somente na situação epidemiológica como também monitorando a assistência médica em todo o Estado”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.

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De acordo com o boletim semanal da dengue, divulgado pela Sesa nesta terça-feira (27), mais sete mortes pela doença foram registradas no Paraná, totalizando 23 neste período epidemiológico, que iniciou em 30 de julho e deve seguir até agosto deste ano.

DEFESA CIVIL – O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig, explicou que foi realizada umaa força-tarefa nas últimas semanas com São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com 371 municípios envolvidos em ações conjuntas, como mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, utilização do fumacê, conscientização em escolas, aplicação de larvicidas, orientação à população, dentre outras ações. No Paraná, 38 municípios participaram desta iniciativa entre os estados. Também foi feito treinamento de agentes, com mais de 800 participantes.

“Queremos unir forças para um trabalho integrado. Temos 17 municípios em situação de emergência no Estado, por isso a importância desse trabalho”, ressaltou o tenente-coronel.

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MOBILIZAÇÃO NACIONAL – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou em Brasília nesta quarta-feira, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para também debater as estratégias de enfrentamento à dengue. “O cenário da dengue é muito preocupante no País. Por isso, é importante essa junção de esforços das três esferas de gestão da Saúde. Nosso enfrentamento é todo dia. E essa mobilização nacional vai ser fundamental”, disse.

A reunião contou ainda com a participação dos representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o governo federal, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do País. 

Fonte: Governo PR

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Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

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Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.

“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.

Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.

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MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.

Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.

Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.

ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.

O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.

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A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.

DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.

A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.

Fonte: Governo PR

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