NOVA AURORA

PARANÁ

Soluções em saneamento: startups começam novo ciclo de inovação na Sanepar

Publicado em

As cinco empresas selecionadas no segundo edital do Programa Sanepar Startups tiveram a primeira reunião de trabalho, nesta terça-feira (27), dando início ao processo de desenvolvimento de soluções inovadoras em saneamento. No prazo de um ano, elas devem apresentar os resultados práticos. Nesse período, vão receber recursos financeiros, mentorias, apoio técnico e acesso à infraestrutura para desenvolverem seus projetos. O investimento total neste segundo edital é de R$ 750 mil.

Os projetos apresentados pelas empresas são nas áreas de gestão de ativos, redução de perdas de água, leitura e monitoramento de consumo, relacionamento com o cliente e tratamento sustentável de esgoto.

“Tivemos bastante sucesso no primeiro edital, com ótimos resultados para a Companhia, e estamos entusiasmados com este novo grupo que irá aprimorar seus projetos com apoio técnico e financeiro da Sanepar e seus parceiros. Essas startups já têm uma trajetória e grande potencial de escalar sua produção”, afirma o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti.

Os parceiros da Sanepar no programa são o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR); a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Confira as empresas selecionadas:

GESTÃO DE ATIVOS – A empresa SANAPP apresentou projeto para gestão inteligente dos ativos de saneamento. A plataforma visa unir metodologia e modelagem de dados com cadastro técnico, levantamento de campo e ferramentas gerenciais para visualizar, pesquisar, filtrar imagens e vídeos, gerenciar ordens de serviço e gerar relatórios automatizados e com painéis de visualização (dashboards) dos ativos dos sistemas de água e esgoto.

Leia Também:  Saúde do Paraná reforça prevenção à mortalidade materna, infantil e fetal

Esse levantamento permite a criação de notificações de alerta para manutenções preventivas dos ativos a serem selecionados, gerando cronogramas pré-estabelecidos. Essa solução contribuirá para reduzir custos de manutenção dos ativos e aumentar a eficiência operacional das instalações da Companhia.

LEITURA COM VISÃO ARTIFICIAL – A ETSYS Indústria e Tecnologia em Sistemas Ltda. propõe o desenvolvimento de um software de monitoramento de consumo que usa Visão Artificial. O sistema pode substituir a leitura feita atualmente por equipes terceirizadas. A medição poderá ser feita com câmeras, aumentando a frequência de leitura para compreender os perfis de consumo em tempo real.

O sistema permite a coleta de informação visando a gestão do relacionamento com o cliente, automação da medição e faturamento, gestão do perfil de pressões e vazões na rede, prevenção de fraudes e perdas. O cliente passa a ter a possibilidade de receber informação de consumo em tempo real e a receber alarmes de consumo fora do padrão ou vazamentos.

REDUÇÃO DE PERDAS – A AFFG Soluções Tecnológicas Ltda desenvolve a plataforma galax.ia com tecnologias de monitoramento, controle e atuação atrelados a algoritmos de Inteligência Artificial que traçam padrões entre os dados coletados na captação, tratamento e distribuição de água.

Equipamentos de telemetria coletam dados de pressão, vazão e ruído na rede de distribuição, de bombeamento e de válvulas redutoras de pressão. A partir desses dados, com algoritmos de machine learning, verifica anomalias, indica variações bruscas de consumo e gera modelos de previsão, possibilitando o acompanhamento e a tomada rápida de decisão. A empresa tem cerca de mil equipamentos instalados em operação em 20 cidades e já coletou mais de 50 milhões de dados.

Leia Também:  MAC lança nova exposição com curadoria de Fernando Velloso, primeiro diretor da instituição

TRATAMENTO DE ESGOTO – A Eisenia Tecnologia e Meio Ambiente propõe o tratamento sustentável de esgotos sanitários com Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Com o uso de minhocas, o lodo retido no sistema é continuamente transformado em adubo natural (húmus), estabilizado e pode ser aplicado no solo como fertilizante.

O sistema usa aeração natural, com uma bomba para aspersão intermitente e ocupa área muito menor do que lagoas e não produz ruídos nem odores. Como material filtrante na ETE, são utilizadas maravalha e pedras. A proposta deriva de um aprimoramento do processo aplicado no Chile há mais de 20 anos.

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE – A Peoplexperience Tecnologia da Informação permite o mapeamento do perfil dos clientes, possibilitando a criação de estratégias de melhorias no relacionamento que geram mais resultados na relação empresa/cliente. Um dos desafios é estabelecer uma comunicação mais efetiva com o cliente, por meio do mapeamento e automação da jornada. Pode-se, por exemplo, avisar os clientes das ações a serem tomadas e criar formas de ajudá-lo de maneira simples e eficiente.

A nova abordagem proporcionará conhecer melhor o cliente e entender as suas expectativas, automatizar os principais avisos, engajar os colaboradores para aplicar as ações de melhoria planejadas ao mesmo tempo em que aumenta a compreensão do cliente em relação aos processos da empresa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  MAC lança nova exposição com curadoria de Fernando Velloso, primeiro diretor da instituição

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Governador sanciona lei que formaliza o Cosud, consórcio que reúne estados do Sul e Sudeste

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA