NOVA AURORA

PARANÁ

Com 1,7 milhão de atendimentos, ações de esporte animaram a temporada de verão

Publicado em

As ações de esporte e lazer promovidas pelo Governo do Estado no Verão Maior Paraná 2023/24 bateram recorde de público com 1.733.921 atendimentos, mais que o dobro da temporada passada (819.398), uma alta de 111%. As ações da Secretaria de Estado do Esporte ocorreram de 26 de dezembro a 4 de fevereiro, conduzidas por equipes nos postos fixos do Litoral e no Noroeste.

Os postos instalados em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, ofertaram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas para entretenimento. As quadras de vôlei de praia, beach tennis e futmesa ficaram à disposição da comunidade. Houve também distribuição de brindes para os participantes e a equipe itinerante também agitou o Litoral.

Nos palcos, profissionais de recreação ofereceram aulas de dança e exercícios aeróbicos, além dos shows diários da equipe de dança nos Palcos Sunset de Shangri-lá, Guaratuba e Caiobá. Tudo foi preparado e acompanhado por profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação, contratados exclusivamente para tornar a temporada dos turistas mais animada e saudável.

Os maiores atendimentos ocorreram em Caiobá (628.342), Guaratuba (258.458), Matinhos (95.360), Shangri-lá (75.120) e Ipanema (35.882). No Interior, foram 12.647 em Porto Rico e 9.079 em São Pedro do Paraná. Também houve uma turnê itinerante por outros balneários, aproximando a população das práticas esportivas.

O secretário de Estado do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná nesta temporada, Helio Wirbiski, destacou os resultados. “Dobramos o número de atendimentos. Isso tem acontecido em todas as áreas. Mais de 6 mil empresas foram abertas no Litoral e tivemos um aumento visível de veranistas comparado ao ano passado. E a Secretaria do Esporte cumpriu a sua meta de lazer, esporte e entretenimento”, disse.

Leia Também:  Parceria do Lacen-PR com instituição dos EUA reforça ações contra resistência antimicrobiana

Jackson de Almeida, coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná, complementou que o evento foi um grande sucesso, desde a capacitação realizada no final de novembro. “O que realmente foi um diferencial nesse ano foram as equipes muito bem preparadas. Eles demonstraram muito interesse em dar um atendimento de qualidade aos veranistas que visitaram as nossas regiões turísticas do Estado, no Litoral e nas praias de água doce”, ressaltou.

Além dos atendimentos fixos, o Litoral reuniu uma série de grandes eventos ao longo de janeiro e fevereiro: Futebol das Estrelas, Cross Games, Circuito Paranaense de Handebol de Areia e Circuito Mundial de Beach Tennis.

Confira uma retrospectiva dos eventos esportivos:

FUTEBOL DAS ESTRELAS – O pontapé inicial da grade de programação foi com o Futebol das Estrelas, tradicional partida amistosa entre ex-jogadores dos principais clubes paranaenses (Coritiba, Paraná e Athletico Paranaense), em Matinhos, realizada no dia 7 de janeiro. A Arena Caiobá recebeu nomes como Ademir Alcântara, Castorzinho, Ednelson, Luizinho Neto, Ricardo Pinto, Cocito, Castro, Adilson Batista e Perdigão.

No dia 6, no estádio Ednal Tavares, em Shangri-lá, em Pontal do Paraná, outros dois jogos agitaram o público. O “cinquentinha” do Flamengo de Santa Felicidade venceu a equipe do Barrancos, de Pontal do Paraná. Na sequência, foi disputada a partida entre os amigos do treinador Cuca, com vários jogadores, ex-jogadores e estrelas do futebol paranaense e nacional.

SKATE – Promovido pelo Governo do Estado na Arena Caiobá, o Skate Jam reuniu grandes nomes nacionais do esporte que encantaram o público com repertório de manobras radicais, ganhando aplausos de quem acompanhou a apresentação, em 13 de janeiro. Marcaram presenças no Desafio das Estrelas os atletas Augusto Akio, o “Japinha”, que disputará as Olimpíadas de Paris 2024; Carlos de Andrade, o “Piolho”, primeiro paranaense a se tornar campeão mundial de street skate; e Sebastian Simonetto, natural de Curitiba e pódio do STU Nacional.

Leia Também:  Município de Londrina recebe solenidade de formatura de 362 novos policiais militares

CROSS GAMES – Cerca de 300 atletas de crossfit do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo participaram da etapa paranaense do Cross Games no posto fixo da Praia Central de Guaratuba, em 13 de janeiro. A atividade, que já é rotina dentro do Verão Maior Paraná, contou com a 4ª edição anual, avaliando a força e condicionamento físico dos atletas por meio da junção de exercícios aeróbicos, calistênicos e levantamento olímpico.

BEACH FLAG – Nos dias 13 e 14 de janeiro, no Complexo Esportivo de Guaratuba, ocorreram os jogos do Beach Flag Football. A modalidade tem se profissionalizado nos últimos anos e fará parte dos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, nos Estados Unidos. A competição contou com 12 times masculinos e 7 femininos disputando um sistema derivado do futebol americano.

GINÁSTICA RÍTMICA – No dia 14, o Verão Maior Paraná recebeu uma emocionante apresentação de ginástica rítmica na praia de Caiobá, em Matinhos. O evento contou com a presença da atleta Bárbara Domingos, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, e Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica.

FUTEVÔLEI – Cerca de 200 atletas divididos em duplas competiram nos dias 20 e 21 de janeiro no torneio GOFTV de Futevôlei, nas areias da Praia Central de Guaratuba. O evento foi realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Federação Paranaense de Futevôlei.

ESPORTE AÇÕES VERÃO MAIOR

Cross Games animaram janeiro nas praias do Litoral. Foto: Secretaria do Esporte

HANDEBOL DE AREIA – Os campeões do Circuito Paranaense de Handebol de Areia foram conhecidos em 21 de janeiro. O evento marcou a quinta e última etapa do circuito que passou por Alvorada do Sul, Matinhos, Porto Rico e Ribeirão Claro em 2023, todas parte dos Jogos de Aventura e Natureza. Vinte e duas equipes masculinas e femininas, totalizando cerca de 250 atletas e técnicos, disputaram os últimos pontos do ranking estadual.

CIRCUITO DE VÔLEI DE PRAIA – Parte dos Jogos de Aventura e Natureza, o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia definiu os campeões da edição 2023, em 25 de janeiro, na Arena Caiobá, em Matinhos.

TROFÉU ELITE – Com a realização de provas de mar e de areia, a 28ª edição do Troféu Elite fez parte do Verão Maior Paraná nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Misto de competição e confraternização, o evento reuniu guarda-vidas militares e civis que atuam durante a temporada de verão no Litoral.

BEACH TENNIS – O Paraná recebeu, em Matinhos, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, o Circuito Mundial de Beach Tennis, chancelado pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Cerca de 700 atletas, entre brasileiros e estrangeiros, disputaram pontos no ranking mundial da modalidade. O torneio integrou também os Jogos de Aventura e Natureza.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

Published

on

By

Primeira paciente pediátrica do Paraná a receber transfusão de sangue no próprio local do acidente, a menina Maria Laura Ferraz, 5 anos, vai receber alta nesta quinta-feira (26), após 14 dias internada no Hospital Universitário de Maringá, 12 deles na UTI. Ela vai reencontrar a mãe, Luciana, de 36 anos, que também ficou internada sete dias na UTI do mesmo hospital e recebeu alta na última quinta-feira (19).

Ambas voltavam de uma consulta médica da menina na cidade de Carlópolis, no dia 12 de dezembro, quando o veículo da prefeitura de Jabuti em que estavam se envolveu em um acidente grave com outro veículo na BR-153, perto de Ibaiti, que vitimou duas pessoas. Dois helicópteros, além de uma ambulância por terra, foram acionados para resgatar as vítimas. Com lesões graves no intestino, fígado e baço, Maria Laura não podia esperar: necessitava de uma transfusão de sangue imediata para ter condições de chegar ao hospital. O que foi feito na aeronave e a salvou.

“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz, de 40 anos.

Leia Também:  Parceria do Lacen-PR com instituição dos EUA reforça ações contra resistência antimicrobiana

O resgate de Maria Laura foi feito pela equipe do doutor Maurício Lemos, coordenador médico da operação aeromédica de Maringá. Ele lembra que quando chegou ao local do acidente, o batimento cardíaco de Maria Laura estava muito acelerado pela perda de sangue na região da barriga. “Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, ressalta o médico, que visitou Maria Laura no hospital nesta quarta-feira (25) de Natal.  “Foi emocionante visitar essa menina, porque eu a vi morrendo e agora ela está pronta para voltar para casa graças ao procedimento que fizemos naquele momento exato”, relata Lemos.

Desde que o sistema foi implantado, a base de Maringá havia realizado 42 transfusões de sangue na aeronave que opera o sistema. Nenhuma, até então, em criança. “Naquele momento, avaliei todos os critérios técnicos e ela tinha condições de passar pelo procedimento. Tanto que quando passei o sangue ela já começou a estabilizar, o que permitiu que chegássemos até o hospital onde ela foi atendida”, explica Lemos.  

A diretora estadual da Rede de Atenção às Urgências, Giovana Fratin, enfatiza que a hemotransfusão maciça – como é chamado o processo – melhora a condição do paciente até a chegada ao hospital de referência. Portanto, é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte do paciente. “São muitas ações dentro de uma estratégia de atenção à saúde, realizada pelo governo do Paraná, entre elas esse caso da hemotransfusão no pré-hospitalar”, aponta.

Leia Também:  Aquece Paraná: cobertores e agasalhos viram ingressos para ver a Orquestra Sinfônica

SERVIÇO AEROMÉDICO – O atendimento aeromédico do Paraná é reconhecido nacionalmente. Operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência, cobre todo o estado com cinco bases estratégicas localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além de atender vítimas de trauma, o serviço realiza transporte de órgãos para transplantes, sendo uma peça-chave no sistema de saúde estadual.

A base de Maringá também se destaca por ser a primeira do Paraná a empregar hemotransfusão em vítimas graves diretamente na cena de trauma.

Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos. Além de resgates e transferências, esses números incluem o transporte de órgãos, reforçando o papel essencial do serviço na saúde pública.

“Sob a liderança do governador Ratinho Junior, estamos alcançando marcas históricas na rede de cuidado em urgência e emergência do Paraná. Há dois anos, esse esforço nos levou a atingir a cobertura total do território paranaense pelo Samu. Esse resultado assegura um atendimento ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a missão de salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA