NOVA AURORA

PARANÁ

Estado aprimora análise de produtos e preços com uso de notas fiscais eletrônicas

Publicado em

A Secretaria da Fazenda, a Receita Estadual do Paraná e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) formalizaram nesta quarta-feira (7) um convênio de cooperação técnica para aperfeiçoar o acompanhamento e a classificação de produtos, mercadorias e preços com base em documentos fiscais eletrônicos.

O acordo permite que o Ipardes tenha acesso a valores unitários de produtos registrados em documentos fiscais eletrônicos, informação livre de sigilo, e otimiza o cálculo do Índice de Preços Regional do Paraná (IPR), divulgado mensalmente pelo Instituto. O índice é fundamental para o monitoramento da inflação pelo mercado, pelos consumidores e para embasar as políticas econômicas estaduais.

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, enfatizou a importância desse convênio para otimizar os processos fiscais e a gestão fazendária. “Essa parceria fortalece os mecanismos de fiscalização e permite uma análise mais precisa dos dados, o que contribui para nossa gestão financeira”, declarou.

Os documentos fiscais eletrônicos são peças-chave na fiscalização e na análise econômica, pois fornecem informações cruciais sobre transações comerciais entre contribuintes. No entanto, lidar com a diversidade de formatos e descrições de produtos presentes nessas notas fiscais é um desafio complexo.

Leia Também:  Com novo serviço autônomo, Paraná quer fomentar destinos turísticos do Estado

O Ipardes, órgão estadual responsável por estudos estatísticos e econômicos, anteriormente coletava manualmente dados de preços em diversos mercados para seus estudos. Com o estabelecimento da parceria, e o acesso às informações das notas fiscais eletrônicas que ele permite, desenvolveu-se um método mais eficaz para a identificação de produtos, o que facilita o acompanhamento inflacionário e a análise econômica.

O diretor da Receita Estadual, Roberto Tizon, ressaltou os benefícios mútuos do compartilhamento de dados. “A classificação precisa de mercadorias é essencial para nossas auditorias fiscais. Essa parceria não só aprimora a coleta de informações pelo Ipardes, mas também nossos processos internos, ao contribuir com a precisão das classificações de mercadorias que utilizamos”, explicou.

Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, enfatizou a sinergia entre os órgãos envolvidos. “O convênio demonstra que este é um governo que trabalha em conjunto. Hoje nós pesquisamos 35 produtos em seis municípios e vamos ampliar neste ano para 90 produtos em nove municípios. O IPR é um importante boletim de orientação para o setor produtivo”, afirmou.

Leia Também:  Plataforma que reúne doutores auxiliará Paraná a planejar o futuro da ciência

PRESENÇAS – Estiveram presentes também na assinatura do convênio a diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, e o diretor do Centro de Estatística Estadual do Ipardes, Marcelo Antonio.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governador apresenta novidades do Banco de Alimentos em agenda na ONU

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA