NOVA AURORA

POLÍCIA

Coronel Abreu assume o Comando da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG)

Publicado em

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Na manhã desta terça-feira (22/01), uma solenidade marcou a troca de comando da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), na sede da unidade, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na ocasião o coronel Mauro Celso Monteiro passou o cargo de Comandante coronel Ronaldo de Abreu.

O secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, agradeceu ao coronel Monteiro, em nome da Secretaria, pela missão cumprida e deixou um recado aos cadetes presentes. “Caberá ao seu comandante e ao grupo de instrutores orientá-los, mas caberá exclusivamente aos senhores a apreenderem a dominar o corpo a mente para terem a resiliência necessária para cumprir a função de defender a sociedade”, disse durante o discurso.

Segundo o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, o coronel Monteiro tem um histórico repleto de conquistas, com excelentes avanços nas áreas de ensino, além de conduzir a APMG para o desenvolvimento estrutural e pedagógico, elevando a sua qualidade de ensino, e, consequentemente, a formação, o conhecimento, a especialização e a capacitação dos homens e mulheres que trabalharam diariamente pela segurança pública.

“O coronel Monteiro destaca-se pelo seu interesse, pró-atividade, inteligência e visão estratégica. Mostrou-se uma pessoa capaz, organizada, altamente construtiva e honesta, alimentando suas relações pessoais e profissionais com a visão de um comando destinado a conquistar seus objetivos. Ganhou o respeito de todos aqueles que, direta ou indiretamente, trabalharam ou o acompanharam”, disse o Comandante-Geral.

Leia Também:  PCPR prende dois homens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Curitiba

Há quase 33 anos de corporação, o coronel Monteiro esteve por quase três anos no comando da APMG. “Durante esse período foram mais de 3 mil policiais formados, todos com base nas tradições e valores da PMPR, junto à Academia, no qual buscamos sempre a excelência do ensino. Só através do ensino policial militar é que uma instituição como a nossa poderá elevar, cada vez mais, a qualidade dos serviços dos nossos policiais nas ruas, com muita cidadania e dignidade”, contou.

CURRÍCULO – O coronel Ronaldo de Abreu está na Corporação há quase 30 anos, Possui curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Tuiuti do Paraná; especializações em Educação Física; Técnica de Ensino; Planejamento e Controle em Segurança Pública; Organização e Técnica de Patrulhamento; Gerenciamento Integrado de Segurança Pública em Magistério Superior.

“A partir de agora vamos dar continuidade ao trabalho já estabelecido pelo coronel Monteiro, sempre prestando um melhor serviço à comunidade, e só conseguimos isso através de uma formação e de uma especialização do nosso homem e da nossa mulher. Logicamente que temos outros desafios, por exemplo, promover uma reforma na estrutura da academia, nos conceitos de ensino, fortalecendo isso, para que a nossa universidade tenha destaque no cenário nacional”, disse o coronel Abreu.

Leia Também:  11º CAFÉ DOS VETERANOS DO BPTRAN

Familiares dos coronéis sucedido e sucessor acompanharam o evento. Já as esposas dos coronéis receberam flores como uma singela maneira de agradecer pela paciência e parceria ao longo da jornada de vida juntos. Ao final do evento ocorreu o desfile dos cadetes da Academia e dos veículos históricos da corporação.

Participaram do evento o Secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; o Subcomandante Geral, coronel Antônio Carlos de Morais; o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; Toninho Fenelon; o Controlador Geral do Paraná, Raul Siqueira; Superintendente de Polícia, Federal Mauricio Leite Valeixo; Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Marcos Furtado. Representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e do Executivo. Oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também prestigiaram o evento.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Polícia Militar mantém ações de policiamento ostensivo em Curitiba e região metropolitana durante festividades de fim de ano e orienta a comunidade

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Ex-marido e ex-cunhado invadem sobrado de mulher e destroem carros com fogo no PR

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA