NOVA AURORA

PARANÁ

Maior do País, evento moveleiro reúne 160 expositores e espera 17 mil pessoas em Arapongas

Publicado em

Arapongas, na região Norte do Estado, realiza nesta semana a Movelpar Home Show, um tradicional evento do setor moveleiro realizado desde 1997 e que neste ano reúne 160 expositores e cerca de 17 mil visitantes entre lojistas, arquitetos, importadores e profissionais ligados ao segmento.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço, Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE). A realização é da Movelpar Home Show, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA).

Com 119 mil habitantes, Arapongas tem na indústria de móveis sua principal força econômica. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), o polo engloba 42 municípios da região e representa 10% de toda a produção nacional de móveis. Atualmente, 1.009 empresas moveleiras atuam na região, das quais 367 plantas industriais estão instaladas em Arapongas, 37% do total. Toda a cadeia emprega 19,5 mil pessoas nos municípios, sendo 64,6% dessas vagas somente em Arapongas, totalizando 12,6 mil postos de trabalho no município.

Na avaliação do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, que esteve na feira nesta quarta-feira (31) representando o Governo do Estado, a Movelpar é um exemplo que demonstra o potencial econômico do turismo de negócios. “Arapongas é hoje a capital do turismo moveleiro, juntando grandes empresários, fabricantes, profissionais de design e desenvolvimento de produtos, lojistas e consumidores”, afirmou.

Leia Também:  Dia da Biodiversidade: Tecpar apoia empresas em ações de conservação do meio ambiente

“O Governo do Paraná acertou em investir no turismo de negócios, apoiando as grandes feiras regionais, e cujo potencial muitas vezes não era enxergado. Temos pessoas do Brasil todo e até mesmo compradores internacionais em Arapongas, o que atrai novos investimentos para o setor e também movimenta a economia da cidade”, concluiu Nunes.

POTENCIAL ECONÔMICO – A expectativa dos organizadores é ultrapassar o volume de negócios em relação à edição anterior, que também teve o apoio do Governo do Paraná e movimentou aproximadamente R$ 650 milhões durante a feira e nos dias subsequentes.

De acordo com o diretor executivo da Movelpar, Adilson Rodrigues, o sucesso da feira fez com que o evento, que ocorria a cada dois anos, se tornasse anual, além de agregar cada vez mais inovações do setor. “Com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura, estamos trazendo novidades, juntando o mobiliário tradicional com maquinários, acessórios e serviços voltados às indústrias moveleiras. Isso gera ainda mais interesse do segmento e reforça a vocação de Arapongas como polo moveleiro nacional”, declarou.

Leia Também:  Portos do Paraná lança ferramentas para desenvolvimento de competências dos servidores

O polo moveleiro começou a se estruturar na década de 1970, quando o Norte do Paraná deixou de ser o maior produtor de café do Brasil devido à geada negra, que queimou praticamente todas as lavouras, mudando o cenário socioeconômico do Estado. Atualmente, os móveis produzidos na região chegam a 60 países, com vendas expressivas para outros destinos da América Latina, além da América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Sozinho, o polo moveleiro de Arapongas representa 12% do volume total exportado pelo Brasil.

“Arapongas está bem alicerçada como polo moveleiro porque os nossos empresários foram criados na crise e hoje conquistam mercados internacionais em todos os continentes. Não é à toa que temos vários empresários de fora do país que vêm até a Movelpar em busca dos modelos usados pela nossa indústria moveleira”, comentou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

Os números fizeram com que no fim de novembro de 2023 a cidade fosse oficialmente intitulada como a Capital Moveleira Nacional. O título foi concedido pelo governo federal com a publicação da Lei 14.728/2023, resultado do projeto de lei que tramitou no Congresso Nacional.

MOVELPAR

Estande da Secretaria de Estado do Turismo na feira. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

BONS NEGÓCIOS Érika Alvino de Freitas trabalha com vendas em uma das empresas de Arapongas que estão expondo na Movelpar e enxerga o evento como uma oportunidade de alcançar novos mercados. “Temos vários clientes de outros estados e também de outros países visitante o nosso espaço. Já exportamos para o Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia e a expectativa é chegar a outros países graças à feira”, contou.

A opinião de Érica é compartilhada pelo também vendedor João Vitor Mello, que atua no atendimento aos clientes do Paraná e de outras regiões do Brasil. A empresa onde ele trabalha é de Arapongas e está presente desde a primeira edição da Movelpar. “Arapongas é uma referência em móveis, inclusive para exportação, e isso traz uma segurança para as empresas locais, cujos produtos têm um valor agregado maior justamente pelos lojistas e consumidores saberem que estão comprando da capital do móvel no Brasil”.

PROGRAMAÇÃO – Iniciada na terça-feira (30), a Movelpar Show 2024 continua até quinta-feira (1) no Centro de Eventos Expoara, localizado na Rua Guaratinga, 4.455, no Parque Industrial II, em Arapongas. A feira também está sediando a primeira Assembleia Itinerante do ano, evento criado pelos deputados estaduais para ouvir demandas da sociedade nos principais municípios do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Portos do Paraná lança ferramentas para desenvolvimento de competências dos servidores

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Ação sustentável: BRDE instala placas solares nos telhados da agência de Curitiba

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA