NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Científica leva exposição sobre crimes ambientais para o Litoral

Publicado em

A Polícia Científica do Paraná (PCP) e o Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) levam para o Litoral, neste final de semana, a exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”. A mostra acontece em Guaratuba nesta sexta (02) e em Caiobá no sábado (03), das 15h às 19h, junto à Exposição das Forças de Segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR).

O público poderá conhecer diversas peças que mostram a variedade da perícia em crimes ambientais, como peles e ossos de animais, drones, microscópios com amostras de solo e madeira.

A mostra foi inaugurada em dezembro de 2023 na sala de exposições do MPCF na Unidade de Execução Técnico-Científica do Tarumã, em Curitiba, e ficará disponível para visitação até começo de março. No Litoral, é uma excelente oportunidade para moradores e veranistas conhecerem de perto o trabalho pericial.

A equipe da Seção de Crimes Ambientais (SCA) da PCP também estará nos eventos apresentando os materiais, contando sobre a rotina da seção e os casos atendidos.

Leia Também:  Com salto de 27%, alunos da rede estadual representam quase metade dos aprovados na UFPR

A SCA foi criada em 2019 com o objetivo de fazer exames periciais em locais de crimes contra a flora, incluindo exames complementares (identificação de espécies arbóreas por análises dendrológicas e de anatomia da madeira); crimes contra a fauna, (com necropsias animais; crimes contra a administração ambiental; poluição; mineração; microvestígios de solo), entre outros.

“Este evento é uma grande oportunidade de levar a divulgação científica a espaços não formais e alcançar um número maior de pessoas”, destaca a diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabíola Machado.

O ESPAÇO – O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a Polícia Científica do Paraná e é dedicado à conservação da história da PCP no Estado e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e peças anatômicas.

Em 2023, recebeu em torno de 12 mil visitantes, somando a sala de exposição na Unidade de Execução Técnico-Científica do Tarumã (UETC) e o antigo necrotério na UETC Visconde.

Leia Também:  Conheça os campeões de golf, basquete, futsal, badminton e taekwondo dos Jogos Escolares

As visitas ao museu ocorrem somente na modalidade guiada. O público é composto, principalmente, por estudantes das áreas da Saúde e do Direito – nestes casos, a visitação contempla também os laboratórios da Polícia Científica.

AGENDAMENTOS – Para esclarecimento de dúvidas ou agendamento de visitas entrar em contato por e-mail: museuforense@policiacientifica.pr.gov.br.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Serviço:

Exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”

Guaratuba

Data: 02/02, sexta-feira

horário: 15h às 19h

Local: Av. Atlântica, Praia Central (aio lado do letreiro de Guaratuba)

Caiobá

Data: 03/02, sábado

Horário: 15h às 19h

Local: Av. Atlântica, 2010

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  PCPR deflagra operação com 23 mandados contra o tráfico de drogas em Cascavel

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Novo boletim do IAT mostra que revitalização da Orla de Matinhos atingiu 93,5%

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA