NOVA AURORA

PARANÁ

UEM divulga lista dos 1.760 aprovados no vestibular de verão e no PAS

Publicado em

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta quinta-feira (25) os resultados do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) de 2023. Foram 1.148 aprovados no vestibular, que representaram um preenchimento de 94,8% das vagas ofertadas no concurso. No caso do PAS, são mais 612 aprovados, totalizando 1.760 estudantes aptos a ingressar na Universidade.

Os números indicam o sucesso das mudanças no formato do vestibular da UEM, implantadas pela CVU, com o objetivo de melhorar o aproveitamento das vagas. Com a eliminação da prova de conhecimentos específicos, os candidatos podem escolher até três opções de cursos. O índice de vagas ociosas, que atingiu mais de 21% no Vestibular de Verão 2022, caiu para 4,3% em 2023, quando combinados os concursos de inverno e verão.

No Vestibular de Verão, mais de 8 mil candidatos concorreram às 1.211 vagas. Destas, 770 foram reservadas a cotas sociais, raciais e para Pessoas com Deficiência (PcD).

Leia Também:  Lançamentos de livros, oficinas e exposições: veja a agenda de maio na Biblioteca Pública

Mais de 23 mil estudantes se inscreveram no PAS, que ofertou 754 vagas aos candidatos da terceira etapa do processo. Um total de 19 oportunidades foram exclusivas a PcDs.

A Reitoria também anunciou que a partir de 2024 os concursos do PAS/UEM e do Sistema de Seleção Unificado (Sisu/UEM) passarão, também, a ofertar cotas sociais e raciais.

MATRÍCULAS E LISTA DE ESPERA – Os aprovados no Vestibular e no PAS devem fazer a matrícula de 1º a 7 de fevereiro, neste site. Outras orientações podem ser encontradas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

Candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 9 a 18 de fevereiro. A manifestação de interesse deverá ser feita em endereço eletrônico específico para esse fim, que será aberto no site da DAA. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorrerá a partir de 20 de fevereiro.

Em caso de dúvidas quanto à classificação devido ao novo formato do concurso, os vestibulandos podem consultar um vídeo explicativo elaborado pela CVU. A Secretaria Virtual da CVU/UEM estará disponível para tirar dúvidas pelo telefone e Whatsapp (44) 3011-5700. Também é possível enviar questionamentos aos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br.

Leia Também:  Operação Fumageiras fiscaliza notas fiscais falsas na região de Guarapuava

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Lançamentos de livros, oficinas e exposições: veja a agenda de maio na Biblioteca Pública

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Chuvas fortes afetam o abastecimento de água em municípios da região Oeste do Estado

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA