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Secretaria da Segurança Pública faz pesquisa com servidores e população no Litoral

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A Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) quer saber como seus servidores e os veranistas do Litoral estão avaliando as ações do Verão Maior Paraná nas áreas sob sua responsabilidade. Para isso, equipe da Ouvidoria da secretaria vai, nos fins de semana, até os pontos de atendimento para conversar com policiais, bombeiros e com a população.

A ação conta com apoio e orientação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que coordena o trabalho de contato com o cidadão por meio da Ouvidoria-Geral. Nesta sexta-feira (12), o diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, e Letícia Dohms, coordenadora de Ouvidoria em exercício, acompanharam o trabalho executado nos postos do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual em Guaratuba.

O contato direto com quem trabalha no Verão Paraná e quem está aproveitando as atividades tem o objetivo de divulgar os canais de ouvidoria e registrar reivindicações ou sugestões de melhoria no atendimento ou execução de ações. Também é verificada a prestação de serviços contratados, como banheiros químicos, e a qualidade de instalações para os profissionais que atuam no litoral, durante a temporada.

As atividades serão desenvolvidas também em Matinhos, Pontal do Paraná (incluindo a Ilha do Mel), Antonina e Morretes até o fim do Verão Maior Paraná.

“A Sesp, preocupada com a qualidade do serviço prestado no Litoral, desenvolveu este projeto, que tem como escopo de aferir todos os trabalhos executados, propiciando condições favoráveis aos colaboradores e agentes de segurança pública, conferindo com a população a qualidade do serviço prestado”, ressaltou o major Fábio Cruz, assessor da Diretoria-Geral da Sesp.

Para o diretor-geral da CGE, Ivo Ferreira Neto, o trabalho encabeçado pela Segurança Pública estimula a participação dos servidores e da população na administração pública. “Muitas vezes, o servidor esquece que o serviço de ouvidoria também é para ele e que todos podem se manifestar”, afirmou.

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AVALIAÇÃO – A pesquisa é realizada pelos agentes de Compliance, André Bach; de Ouvidoria e Transparência, Diego Graf; e de Controle Interno, Tatiele Faot, que formam o Núcleo de Integridade e Compliance da Sesp. A ideia é garantir que a execução dos trabalhos ocorra em consonância a tudo que foi planejado para o Verão Maior Paraná.

Os policiais e bombeiros, assim como os cidadãos, são informados dos meios pelos quais eles podem expressar sua avaliação. Especificamente para quem trabalha no Verão Maior Paraná, são dadas orientações sobre os direitos e deveres e explicado atos que podem ser considerados impróprios, além de informados fluxos adotados pela Ouvidoria e pela gestão após o recebimento da demanda, como garantia do anonimato ou sigilo.

O agente de Ouvidoria da Sesp explicou que se inspirou no trabalho desenvolvido pela CGE para formatar a pesquisa e que o resultado vai ajudar no planejamento das futuras operações. “A percepção do cidadão aqui no Litoral tem sido bem positiva. Um servidor aposentado, morador de Guaratuba há 27 anos, relatou que essa é uma das primeiras vezes que ele está vendo o Verão Maior Paraná de forma mais enfática, com uso de helicópteros, quadriciclos na praia, e motos aquáticas pelos bombeiros”, contou Diego.

A coordenadora em exercício da Ouvidoria-Geral explicou que durante a temporada há aumento no número de manifestações, considerando as informações colhidas no Núcleo de Informação Estratégica da Coordenadoria de Ouvidoria. “Com base na identificação da necessidade de ouvir quem está no Litoral orientamos esse projeto de ouvidoria itinerante, que é levar a ouvidoria diretamente ao cidadão e ao servidor que está trabalhando. Para a população é importante se expressar, mas também é importante para o servidor dar a sua opinião e avaliação”, afirmou Letícia.

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SATISFAÇÃO – Josane Pereira estava com a família no carro e foi parada no Posto de Guaratuba, no embarque do ferry boat. “É uma iniciativa muito bacana, importante para a melhoria das praias do Paraná. Muita gente não sabe que tem também esse serviço. Eu achei muito bacana a informação e o atendimento deles”, disse.

Quem for entrevistado pelas equipes pode registrar elogios, reclamações, denúncias e outras reivindicações, principalmente aquelas relacionadas às ações da Segurança Pública. Entre as atividades estão monitoramento e patrulhamento das cidades litorâneas, o serviço de guarda-vidas e uso dos helicópteros durante a temporada. Eles também recebem um panfleto com os canais de ouvidoria.

Como registrar sua reivindicação:

Pelo site da CGE ou das Secretarias, você encontra o formulário online.

Pelo telefone:

Ouvidoria-Geral: 0800 041 1113

Ouvidoria Sesp: (41) 3313-1617

WhatsApp: 3883-4014 (Ouvidoria-Geral)

E-mail: ouvidoria@sesp.pr.gov.br

A Ouvidoria-Geral também atende pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, 2018, Centro Cívico, 80.530-010 – Curitiba/PR (atendimento presencial – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h).

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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