NOVA AURORA

PARANÁ

Anteprojeto de duplicação entre Guaratuba e Garuva será apresentado no dia 16 de janeiro

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vai promover no dia 16 de janeiro uma audiência pública para apresentar o anteprojeto da obra de duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, acesso para o município de Garuva, no litoral catarinense.

A audiência será exclusivamente na modalidade online, transmitida pelo Youtube das 15h até as 15h45, com o público podendo encaminhar suas dúvidas e sugestões para análise e resposta de técnicos do DER/PR. Em breve o link para a audiência e material de apoio estarão disponíveis no portal do departamento.

A obra prevê restauração, duplicação e ampliação da capacidade da rodovia em um trecho de 12,15 quilômetros, iniciando na divisa entre os estados, e prosseguindo até a rotatória de acesso a balneário Coroados, já no perímetro urbano de Guaratuba.

Leia Também:  Projeto PCPR na Comunidade comemora um ano com 55 mil pessoas atendidas

OBRAS NO LITORAL – Essa é mais uma das grandes obras projetadas para o Litoral, ao lado do engordamento e revitalização da Orla de Matinhos, da Ponte de Guaratuba-Matinhos, da duplicação da Avenida JK e do projeto de duplicação entre Matinhos e Praia de Leste.

Serviço

Audiência pública da duplicação da PR-412 entre Garuva e Guaratuba

Data: 16 de janeiro, terça-feira

Horário: entre 15h a 15h45

Local: online, via Youtube – link disponível em breve

Contato: WhatsApp (41) 9-9283-1480.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Polícia Científica vai mandar para SP neste domingo materiais coletados com familiares em Cascavel

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Biblioteca Pública exibe curtas que resgatam memórias de artistas da dança contemporânea

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA