NOVA AURORA

PARANÁ

Esporte, lazer e cultura garantem diversão a veranistas e moradores das praias do Paraná

Publicado em

Veranistas e moradores do Litoral do Paraná e das praias de água de doce no Noroeste do Estado já podem curtir a temporada de verão com muito lazer e esporte para crianças e adultos. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES) deu início às atividades esportivas, culturais e de lazer.

As atividades começaram quinta-feira (28), com  oito postos fixos em Guaratuba, Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste, Matinhos e Caiobá (no Litoral) e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, além dos postos itinerantes que passarão por Guaraqueçaba, Ilha do Mel, Morretes, Antonina e Paranaguá.

As atividades são todas gratuitas. Entre as opções nos postos estão parede de escalada, tirolesa, aulas de ginástica e dança, alongamento, pintura artística, tererê e brincadeiras diversas. Os postos de Shangrilá, Caiobá e Guaratuba recebem a partir das 19h shows musicais de artistas paranaenses, em uma parceria com a Secretaria de Cultura. Demais secretarias e autarquias participam do evento, com estandes de informações e atividades em geral.

“Nossa equipe trabalhou muito durante 8 meses na organização do Verão Maior Paraná”, disse o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “É uma grande alegria ver tudo isso funcionando e recebendo veranistas, não só aqui do Paraná, mas de todo o Brasil. Além disso, agora com a chegada dos navios de Cruzeiro no Porto de Paranaguá, turistas do exterior vêm curtir as belezas e as atrações do nosso Litoral e da Costa Noroeste”, afirma Wirbiski.

Leia Também:  Com amplo reflorestamento, Rio Iguaçu tem maior volume de água em 12 anos

NOVIDADE – A grande novidade este ano é a arena gamer, que vai funcionar das 14h às 22h, na Praça dos Namorados, em Guaratuba. O local possui três estações de jogos, sendo uma com 10 computadores gamers, e duas com 10 Play Station 4 e 5. Os visitantes poderão jogar os games mais populares do momento, como FIFA, Fortnite, Valorant, LOL entre outros.

Para participar, o jogador precisa fazer uma doação de acordo com cronograma de arrecadação e poderá jogar durante uma hora. Segundo uma das organizadoras do evento, Jéssica Schutz, cada semana é recebido um tipo de doação e toda a arrecadação será distribuída pela Prefeitura de Guaratuba, para as famílias cadastradas no CRAS.

“O mais legal desse projeto é se divertir e ainda poder ajudar várias famílias nessa época tão especial do ano”, diz Jéssica. “O acesso aos equipamentos será por ordem de chegada, o participante ganhará uma pulseira numerada. A arena tem capacidade de 30 jogadores simultaneamente dentro dos containers e mais 30 pessoas na área de convivência”, explica.

É importante ficar atento às doações de cada semana:

Segue abaixo o calendário de doações:

Semana 01 – De 28 de dezembro a 07 de janeiro: 1kg de arroz ou 1kg de feijão

Semana 02 – De 08 a 14 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

Semana 03 – De 15 a 21 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal

Leia Também:  Estado libera tráfego nas pistas principais da obra de duplicação da BR-277 em Guarapuava

Semana 04 – De 22 a 28 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

Semana 05 – De 29 de janeiro a 04 de fevereiro: 1 caixa de leite ou lata de leite em pó

NOROESTE – A abertura do projeto Verão Maior Paraná 2023/2024 aconteceu quinta-feira (28) na praça de Porto São José. O evento iniciou com uma aula de dança dos profissionais que irão atuar nas atividades físicas durante a temporada e contou com a presença de autoridades locais.

A prefeita de São Pedro do Paraná, Neila Fernandes, falou sobre a importância de receber novamente o Verão Maior Paraná, para a economia e o turismo no município. “Esse projeto, no ano passado, já deu uma repercussão maravilhosa. Esse ano, muito mais ainda, a parceria com o Governo do Estado, juntamente com as secretarias de turismo, de esporte e de cultura, está sendo muito bom para o nosso município”.

“O governador Ratinho tem olhado para os pequenos municípios. Esse projeto vem fomentar o comércio, o turismo e todo mundo acaba ganhando.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 74 adesões, Passaporte Equestre facilita emissão de guia de trânsito para equídeos

Published

on

By

Com o objetivo de oferecer facilidades ao produtor rural, o Estado simplificou a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equídeos, com o Passaporte Equestre. Desde setembro do ano passado o próprio produtor pode emitir a guia, tornando mais ágil o trabalho e o transporte dos animais dentro do Estado.

Destinado a proprietários de equinos, asininos e muares procedentes de estabelecimentos cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e em conformidade com a legislação sanitária vigente, o passaporte pode ser utilizado para diferentes finalidades: engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte, trabalho e atendimento veterinário.

Segundo Maira Polatti Tomaz Sypniewski, chefe da Divisão de Trânsito Animal da Adapar, a iniciativa representa um avanço para o setor. “A emissão da GTA é prática e pode ser realizada diretamente no local de criação, evitando irregularidades no transporte durante o trajeto. O produtor pode emitir diretamente de sua propriedade, garantindo assim um transporte seguro e com regulamentação sanitária”, diz.

Além de agilizar a movimentação, o passaporte tem papel fundamental no controle sanitário. “Ele contribui para o monitoramento de doenças infectocontagiosas, como a anemia infecciosa equina, facilitando a identificação precoce de casos e permitindo uma resposta rápida e eficaz”, acrescenta.

Outro benefício do Passaporte Equestre, instituído pela Lei nº 20.962/2022, é a rastreabilidade dos equídeos.

Conforme explica Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, o sistema registra informações essenciais sobre os animais, como origem, destino e histórico sanitário. “Essa medida ajuda a evitar prejuízos causados por surtos sanitários, mantendo a integridade do setor”, destaca.

Leia Também:  Com amplo reflorestamento, Rio Iguaçu tem maior volume de água em 12 anos

PASSAPORTE – Até agora 74 produtores aderiram ao Passaporte Equestre, com 395 equídeos cadastrados no sistema. Desde o lançamento foram emitidas 309 GTAs, que movimentaram 618 animais em todo o Estado.

A maioria das movimentações teve como destino atividades esportivas (241), seguidas por exposições (37), trabalho (15), cria/reprodução (15) e leilão (1). A região dos Campos Gerais lidera em número de animais cadastrados: são 126 em Castro e 104 em Palmeira.

A emissão está condicionada ao cumprimento das exigências sanitárias previstas nas legislações federal e estadual. Ela segue também as diretrizes da Portaria nº 265, de 10 de outubro de 2017, que estabelece as normas para a autorização dos produtores a emitirem a GTA, em processo validado eletronicamente.

Para participar de eventos agropecuários, como feiras, exposições e leilões, a apresentação da GTA é obrigatória. Sem ela, a participação é inviabilizada, restringindo o acesso a canais de comercialização e visibilidade no mercado.

ADESÃO – Para solicitar a autorização para emissão da GTA, o produtor deve ter a propriedade e os equídeos cadastrados na Adapar e estar em conformidade com as normas sanitárias vigentes. O acesso ao sistema é feito pelo portal www.produtor.adapar.pr.gov.br, onde é necessário fazer o cadastro.

Leia Também:  PCPR prende três pessoas em flagrante em operação contra o tráfico em Pato Branco

Após a adesão, o produtor deve apresentar ao Escritório Local (EL) da Adapar os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o atestado de vacinação contra a Influenza Equina dos animais que pretende movimentar.

De acordo com a Lei nº 21.530/2023, que altera dispositivos da Lei nº 17.044/2011, a adesão ao Passaporte Equestre exige o pagamento de 1,5 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) no momento da solicitação e 1 UPF anualmente para renovação. Produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são isentos dessa taxa.

Segundo a Unidade Técnica de Tecnologia da Informação (UTTI) da Adapar, está prevista a implementação do sistema de pagamento via pix para facilitar o processo de adesão ao programa.

MANUAL – Para apoiar o produtor, a Divisão de Trânsito Animal montou um manual de orientação com o passo a passo para a emissão da GTA. Acesse AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA