PARANÁ
Esporte, lazer e cultura garantem diversão a veranistas e moradores das praias do Paraná
Publicado em
30 de dezembro de 2023por
Itajuba TadeuVeranistas e moradores do Litoral do Paraná e das praias de água de doce no Noroeste do Estado já podem curtir a temporada de verão com muito lazer e esporte para crianças e adultos. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES) deu início às atividades esportivas, culturais e de lazer.
As atividades começaram quinta-feira (28), com oito postos fixos em Guaratuba, Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste, Matinhos e Caiobá (no Litoral) e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, além dos postos itinerantes que passarão por Guaraqueçaba, Ilha do Mel, Morretes, Antonina e Paranaguá.
- Bandeira azul: Paraná tem 94% das praias próprias para banho
- Estado leva informações sobre atrativos turísticos a visitantes dos balneários
As atividades são todas gratuitas. Entre as opções nos postos estão parede de escalada, tirolesa, aulas de ginástica e dança, alongamento, pintura artística, tererê e brincadeiras diversas. Os postos de Shangrilá, Caiobá e Guaratuba recebem a partir das 19h shows musicais de artistas paranaenses, em uma parceria com a Secretaria de Cultura. Demais secretarias e autarquias participam do evento, com estandes de informações e atividades em geral.
“Nossa equipe trabalhou muito durante 8 meses na organização do Verão Maior Paraná”, disse o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “É uma grande alegria ver tudo isso funcionando e recebendo veranistas, não só aqui do Paraná, mas de todo o Brasil. Além disso, agora com a chegada dos navios de Cruzeiro no Porto de Paranaguá, turistas do exterior vêm curtir as belezas e as atrações do nosso Litoral e da Costa Noroeste”, afirma Wirbiski.
NOVIDADE – A grande novidade este ano é a arena gamer, que vai funcionar das 14h às 22h, na Praça dos Namorados, em Guaratuba. O local possui três estações de jogos, sendo uma com 10 computadores gamers, e duas com 10 Play Station 4 e 5. Os visitantes poderão jogar os games mais populares do momento, como FIFA, Fortnite, Valorant, LOL entre outros.
Para participar, o jogador precisa fazer uma doação de acordo com cronograma de arrecadação e poderá jogar durante uma hora. Segundo uma das organizadoras do evento, Jéssica Schutz, cada semana é recebido um tipo de doação e toda a arrecadação será distribuída pela Prefeitura de Guaratuba, para as famílias cadastradas no CRAS.
“O mais legal desse projeto é se divertir e ainda poder ajudar várias famílias nessa época tão especial do ano”, diz Jéssica. “O acesso aos equipamentos será por ordem de chegada, o participante ganhará uma pulseira numerada. A arena tem capacidade de 30 jogadores simultaneamente dentro dos containers e mais 30 pessoas na área de convivência”, explica.
É importante ficar atento às doações de cada semana:
Segue abaixo o calendário de doações:
Semana 01 – De 28 de dezembro a 07 de janeiro: 1kg de arroz ou 1kg de feijão
Semana 02 – De 08 a 14 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha
Semana 03 – De 15 a 21 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal
Semana 04 – De 22 a 28 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo
Semana 05 – De 29 de janeiro a 04 de fevereiro: 1 caixa de leite ou lata de leite em pó
NOROESTE – A abertura do projeto Verão Maior Paraná 2023/2024 aconteceu quinta-feira (28) na praça de Porto São José. O evento iniciou com uma aula de dança dos profissionais que irão atuar nas atividades físicas durante a temporada e contou com a presença de autoridades locais.
A prefeita de São Pedro do Paraná, Neila Fernandes, falou sobre a importância de receber novamente o Verão Maior Paraná, para a economia e o turismo no município. “Esse projeto, no ano passado, já deu uma repercussão maravilhosa. Esse ano, muito mais ainda, a parceria com o Governo do Estado, juntamente com as secretarias de turismo, de esporte e de cultura, está sendo muito bom para o nosso município”.
“O governador Ratinho tem olhado para os pequenos municípios. Esse projeto vem fomentar o comércio, o turismo e todo mundo acaba ganhando.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com 74 adesões, Passaporte Equestre facilita emissão de guia de trânsito para equídeos
Published
3 horas agoon
17 de abril de 2025By

Com o objetivo de oferecer facilidades ao produtor rural, o Estado simplificou a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equídeos, com o Passaporte Equestre. Desde setembro do ano passado o próprio produtor pode emitir a guia, tornando mais ágil o trabalho e o transporte dos animais dentro do Estado.
Destinado a proprietários de equinos, asininos e muares procedentes de estabelecimentos cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e em conformidade com a legislação sanitária vigente, o passaporte pode ser utilizado para diferentes finalidades: engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte, trabalho e atendimento veterinário.
Segundo Maira Polatti Tomaz Sypniewski, chefe da Divisão de Trânsito Animal da Adapar, a iniciativa representa um avanço para o setor. “A emissão da GTA é prática e pode ser realizada diretamente no local de criação, evitando irregularidades no transporte durante o trajeto. O produtor pode emitir diretamente de sua propriedade, garantindo assim um transporte seguro e com regulamentação sanitária”, diz.
Além de agilizar a movimentação, o passaporte tem papel fundamental no controle sanitário. “Ele contribui para o monitoramento de doenças infectocontagiosas, como a anemia infecciosa equina, facilitando a identificação precoce de casos e permitindo uma resposta rápida e eficaz”, acrescenta.
Outro benefício do Passaporte Equestre, instituído pela Lei nº 20.962/2022, é a rastreabilidade dos equídeos.
Conforme explica Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, o sistema registra informações essenciais sobre os animais, como origem, destino e histórico sanitário. “Essa medida ajuda a evitar prejuízos causados por surtos sanitários, mantendo a integridade do setor”, destaca.
PASSAPORTE – Até agora 74 produtores aderiram ao Passaporte Equestre, com 395 equídeos cadastrados no sistema. Desde o lançamento foram emitidas 309 GTAs, que movimentaram 618 animais em todo o Estado.
A maioria das movimentações teve como destino atividades esportivas (241), seguidas por exposições (37), trabalho (15), cria/reprodução (15) e leilão (1). A região dos Campos Gerais lidera em número de animais cadastrados: são 126 em Castro e 104 em Palmeira.
A emissão está condicionada ao cumprimento das exigências sanitárias previstas nas legislações federal e estadual. Ela segue também as diretrizes da Portaria nº 265, de 10 de outubro de 2017, que estabelece as normas para a autorização dos produtores a emitirem a GTA, em processo validado eletronicamente.
Para participar de eventos agropecuários, como feiras, exposições e leilões, a apresentação da GTA é obrigatória. Sem ela, a participação é inviabilizada, restringindo o acesso a canais de comercialização e visibilidade no mercado.
ADESÃO – Para solicitar a autorização para emissão da GTA, o produtor deve ter a propriedade e os equídeos cadastrados na Adapar e estar em conformidade com as normas sanitárias vigentes. O acesso ao sistema é feito pelo portal www.produtor.adapar.pr.gov.br, onde é necessário fazer o cadastro.
Após a adesão, o produtor deve apresentar ao Escritório Local (EL) da Adapar os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o atestado de vacinação contra a Influenza Equina dos animais que pretende movimentar.
De acordo com a Lei nº 21.530/2023, que altera dispositivos da Lei nº 17.044/2011, a adesão ao Passaporte Equestre exige o pagamento de 1,5 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) no momento da solicitação e 1 UPF anualmente para renovação. Produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são isentos dessa taxa.
Segundo a Unidade Técnica de Tecnologia da Informação (UTTI) da Adapar, está prevista a implementação do sistema de pagamento via pix para facilitar o processo de adesão ao programa.
MANUAL – Para apoiar o produtor, a Divisão de Trânsito Animal montou um manual de orientação com o passo a passo para a emissão da GTA. Acesse AQUI.
Fonte: Governo PR

Bruna Biancardi exibe Brinquedoteca luxuosa da filha na casa dos pais: ‘Especial’

TJPR autoriza viagem de coelho na cabine de avião

Rayane Figliuzzi, namorada de Belo, exibe primeira foto do casal em quarto: ‘Te amo’

Ana Castela exibe cliques de passeio de lancha com empresário nos EUA: ‘Orlando’

Governo entrega maquinário para agricultura familiar em Nova Prata do Iguaçu
PARANÁ


Com 74 adesões, Passaporte Equestre facilita emissão de guia de trânsito para equídeos
Com o objetivo de oferecer facilidades ao produtor rural, o Estado simplificou a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA)...


Governo entrega maquinário para agricultura familiar em Nova Prata do Iguaçu
Os agricultores familiares de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, poderão contar com o auxílio de várias máquinas...


Operação Integrare: Polícias do Paraná desarticulam quadrilha de roubos a bancos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Bruna Biancardi exibe Brinquedoteca luxuosa da filha na casa dos pais: ‘Especial’
A influenciadora Bruna Biancardi, de 31 anos, decidiu fazer um tour por um cantinho muito especial pra filha mais velha, Mavie, de 1 ano...


Rayane Figliuzzi, namorada de Belo, exibe primeira foto do casal em quarto: ‘Te amo’
O cantor Belo, de 50 anos, e a namorada, Rayane Figliuzzi, de 27 anos, posaram juntos pela primeira vez em foto...


Ana Castela exibe cliques de passeio de lancha com empresário nos EUA: ‘Orlando’
A cantora Ana Castela, de 21 anos, aproveitou um passeio de lancha em Miami, nos Estados Unidos, com o empresário Rodrigo...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ7 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste