NOVA AURORA

PARANÁ

Para fomentar o turismo regional, Rota do Rosário ganha nova sinalização

Publicado em

A Rota do Rosário, caminho que percorre a região dos Campos Gerais e Norte Pioneiro, recebeu nova sinalização em suas estradas. A instalação das placas foi finalizada nesta quarta-feira (20) e toda a ação foi intermediada pela Secretaria do Turismo. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar federal e foram utilizados para nortear a rota turística em dez municípios: Arapoti, Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.

As 38 placas, também instaladas nas rodovias, auxiliam na localização dos motoristas ao longo de 600 km, além de convidá-los a conhecer os atrativos dessa importante rota que fomenta o turismo religioso no Estado. A Rota do Rosário foi lançada em 2008 por Dom Fernando José Penteado.

Para o secretário do Turismo, Márcio Nunes, essa rota aquece ainda mais as atividades da região. “Quando o turista vem conhecer a Rota do Rosário por motivação religiosa, ele também precisa se alimentar, pode precisar de um hotel para descansar. Então, estruturar esse segmento é muito importante para nós e para as comunidades locais”, afirmou.

Leia Também:  Em parceria com multinacional, Paraná terá centro de capacitação na área de TI

A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria, Anna Vargas, alega que a nova sinalização mira um fomento ao turismo partindo da infraestrutura, principalmente em áreas rurais. “As placas ajudam na localização dos turistas e chamam atenção para esses pontos turísticos que estão ali”, disse.

ROTA DO ROSÁRIO – Ao todo, a rota percorre 17 municípios, das quais 10 estão registrados como pontos de parada oficiais do trajeto. Neles, existem 21 atrativos que variam entre santuários, catedrais e museus. O trajeto se inicia em Piraí do Sul, com dois caminhos disponíveis: um sentido Ibaiti e outro rumo ao município de Tomazina.

O trajeto da Rota do Rosário atrai todos os anos romeiros e outros fiéis que aproveitam o percurso para conhecer os santuários e museus locais. A cidade de Bandeirantes, por exemplo, comemorou no dia 29 de setembro o aniversário de 11 anos da construção do Santuário de São Miguel Arcanjo, atraindo mais de 20 mil fiéis para a cidade, inclusa no percurso.

Leia Também:  Viveiros do IAT produziram mais de meio milhão de mudas de araucária desde 2019

Ela é considerada uma das rotas religiosas mais longas do Brasil, ficando atrás apenas de trajetos como o Caminho Religioso da Estrada Real, entre Minas Gerais e São Paulo, que conta com cerca de 800 km. Além de devotos, o percurso paranaense atrai todos os anos ciclistas e outros entusiastas, que organizam passeios para percorrer a rota completa, com seus 651 quilômetros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Encontro de mulheres negras discute elaboração de novas políticas públicas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governo do Paraná promove em abril conferências sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA