NOVA AURORA

PARANÁ

Estado investe R$ 13,7 milhões para pavimentar acesso a balneário de Altônia

Publicado em

O acesso ao balneário Vila Yara, em Altônia, no Noroeste do Paraná, será todo pavimentado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (8) na cidade para anunciar um investimento de R$ 13,7 milhões para pavimentar o trecho de 13,6 quilômetros da Estrada Mestre, que liga o Centro do município ao balneário à beira do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. 

O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola. A estrada, que com a requalificação vai passar a se chamar Rodovia João Barião, em homenagem a um morador de Altônia que faleceu em 2004, faz a ligação ao Parque Nacional de Ilha Grande e fica nas proximidades da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná e a segunda maior do Brasil.

Para Ratinho Junior, o potencial turístico da região será fortalecido com a obra. “Temos um projeto de desenvolvimento do turismo regional no Paraná, e esta região, que fica à margem do Rio Paraná, tem um potencial gigante para o turismo náutico, de aventura e natureza. Mas para atrair turista, é preciso investir em infraestrutura, porque ninguém quer visitar um lugar sem uma estrutura adequada”, afirmou. 

Leia Também:  Com vigas concretadas, obras do viaduto de São José dos Pinhais entram em nova etapa

A pavimentação deve beneficiar uma população de 4 mil pessoas, facilitando o acesso dos moradores a serviços públicos e promovendo a integração da cidade com o distrito. “Há 25 anos foi feito um abaixo assinado mostrando a necessidade dessa obra, que agora estamos conseguindo transformar em realidade”, disse o governador. “Temos uma joia aqui que é o nosso Paranazão, que além de ser lindo, atrai muitas pessoas que praticam pesca esportiva, esportes náuticos. Com essa obra, tudo isso vai se potencializar, abrindo novos negócios que geram emprego e renda para a região”. 

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explicou que muitos municípios da Costa Noroeste, como Porto Rico, Icaraíma e São Pedro do Paraná, estão se desenvolvendo com a exploração de atividades turísticas. “Temos um manancial de água doce maravilhoso, de água limpa, cristalina, uma região onde faz bastante calor, o que torna o lugar excepcional para o turismo”, destacou.

“Quando se consegue fazer uma conexão da Vila Yara com Guaíra, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Rico, criamos um estímulo ao turismo náutico em toda essa região, tendo uma geração de emprego muito grande”, complementou.

Leia Também:  Ganhando o Mundo: estudantes comemoram conquista da vaga após muita dedicação

O prefeito de Altônia, Claudemir Gervazoni, explicou que após a assinatura do convênio com o Governo do Estado, o município pretende licitar a obra no início do ano que vem, e já iniciá-la no primeiro semestre. “É um sonho da nossa população e graças a essa parceria, a obra vai ser executada. O projeto está aprovado, o convênio assinado e nos próximos meses a empresa que vencer a licitação pode entrar com a execução da obra”, afirmou. “Vai ser um grande avanço não só para Altônia, como para os outros municípios da região”.

ALTONIA

Estrada fica perto da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná. Foto: Conrado Age/AEN

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; o vice-prefeito de Altônia, Claudemir Caetano; os presidentes da Câmara Municipal de Altônia, Laércio Escola; a da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e prefeito de Cafezal do Sul, Mario Kazuo da Silva; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Soldado Adriano José.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Dentro de projeto com Airbnb, Invest Paraná promove capacitação turística no Litoral

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Dois Vizinhos recebe serviços de polícia judiciária do PCPR na Comunidade

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA