NOVA AURORA

PARANÁ

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema vence o Prêmio ANA 2023

Publicado em

O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paranapanema, cuja gestão é compartilhada entre Paraná e São Paulo, venceu a 8ª edição do Prêmio Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na categoria Organismos de Bacia. O destaque foi a série de reportagens sobre a água produzidas pelo colegiado (comitê) e disponibilizadas gratuitamente à população por meio do YouTube do CBH. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (06), no Millennium Convention Center, em Brasília (DF).

A produção vencedora é focada na educação ambiental e teve início em 2021. São três edições – Reservatórios do Paranapanema, o Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema e a Outorga de Direito de Uso da Água – que conversam entre si e baseadas em entrevistas com especialistas da área. O objetivo principal é passar para a população de forma didática e acessível todas as informações sobre como cuidar do rio que abastece os dois estados.

Presidente do CBH do Rio Paranapanema e diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro esteve em Brasília para receber o prêmio. Segundo ele, a premiação é uma valorização para o comitê, que busca cativar a participação da população, seja integrando o órgão ou apenas colaborando em audiências públicas.

Leia Também:  Mutirão contra a dengue mobiliza equipes da saúde no Litoral

“Nós capacitamos os membros dos comitês de bacia para que tenham um conhecimento do que é um comitê, e o mesmo acontece para pessoas externas que tenham interesse em conhecer mais sobre o trabalho. Mantemos também a divulgação de todas as nossas ações em redes sociais, o que deixa transparente as nossas ações. E essa opção foi premiada agora”, destaca Scroccaro.

“Sentimos a necessidade de trazer os membros do comitê, os usuários e a sociedade civil organizada junto conosco. E para motivar as pessoas em estar com a gente, elas precisam saber o que está acontecendo dentro do colegiado”, acrescenta.

PRÊMIO – O Prêmio ANA surgiu para promover o desenvolvimento sustentável no País ao reconhecer as iniciativas governamentais, empresariais e estudantis que promovam a segurança hídrica, a gestão e uso sustentável dos recursos hídricos e as atuações que efetivam a melhoria e ampliação de serviços públicos de saneamento básico. Esta foi a 8ª edição do evento.

REFERÊNCIA – O CBH do Rio Paranapanema foi destaque nacional em junho deste ano, quando o governo federal classificou a gestão compartilhada da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema entre Paraná e São Paulo como referência para o País, ao unir esforços para preservar a mata ciliar e as nascentes dos rios, principalmente nos trechos que são mananciais.

Leia Também:  Maior delegação da história: veja o calendário dos 63 atletas e técnicos do Paraná em Paris

O IAT, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), são órgãos gestores e responsáveis há 21 anos pelo comitê principal e seus seis subgrupos, voltados para os afluentes que integram o Paranapanema. O plenário do Comitê é composto por 50 membros titulares e 50 suplentes.

Para executar essas ações de preservação das bacias hidrográficas, os comitês realizam reuniões que estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Maior delegação da história: veja o calendário dos 63 atletas e técnicos do Paraná em Paris

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Saúde alerta sobre os sintomas e cuidados com a Síndrome de Burnout

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA