NOVA AURORA

PARANÁ

​Jornal Cândido de novembro traz especial sobre a Geração de 1945 no Uruguai

Publicado em

A edição de novembro do Jornal Cândido explora, em seu especial de capa, a história da Geração de 45 no Uruguai, que promoveu uma consciência crítica e social que reverbera até hoje na literatura latino-americana, apesar de pouco conhecida no Brasil. Nomes como Amanda Berenguer, Armonía Somers, Ida Vitale, Idea Vilariño, Juan Carlos Onetti, Mario Benedetti, Sarandy Cabrera, participaram deste movimento e contribuíram com um importante legado literário e intelectual

Assinada por Marianna Camargo, editora do jornal, a reportagem ressalta os diálogos estéticos e políticos desta geração e conta também com dicas de livros de alguns destes poetas publicados no Brasil.

O Cândido traz poemas inéditos da única representante viva deste movimento, a uruguaia Ida Vitale, que completou 100 anos em novembro deste mês, traduzidos por Ana Carolina Freitag.

Salgado Maranhão, poeta e compositor maranhense, autor de livros como Mural de Ventos (1998), A Cor da Palavra (2009) e Ópera de Nãos (2015), conversa com o repórter Luiz Felipe Cunha. Clara Peloso, Jovina Renhga, Ítalo Puccini, Rosângela Marquezi e Vitor Paiva estão na seção 5×5, que revela curiosidades sobre suas referências literárias.

Leia Também:  Mil quilômetros de estradas rurais pavimentados beneficiaram 18 mil famílias em 200 municípios

O texto selecionado do Jornal Nicolau deste mês – suplemento bimestral – é o ensaio sobre artes visuais de Fernando Bini, chamado O Beijo de Edvard Munch, publicado originalmente em 1996, na última edição do periódico. A publicação ainda conta com a crônica de Daísa Rossetto e fotografias de Maringas Maciel. A arte da capa é de Jonas Lopes.

Serviço

Jornal Cândido 144 – novembro 2023

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

(41) 3221-4900

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Mil quilômetros de estradas rurais pavimentados beneficiaram 18 mil famílias em 200 municípios

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com 12,2 mil acidentes somente neste ano, Saúde alerta para o risco de quedas de idosos

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA