NOVA AURORA

PARANÁ

Fomento Paraná homenageia Ibrahim Fayad na abertura do encontro dos agentes de crédito

Publicado em

A abertura do Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR, que acontece em Foz do Iguaçu, foi marcada por uma homenagem ao empresário Ibrahim Fayad. Filho de libaneses e nascido em Wenceslau Braz, ele teve uma longa trajetória no antigo Bamerindus, depois na Cooperativa Agrícola de Cascavel. Também ocupou espaços importantes no governo estadual e no Ministério da Agricultura e atualmente é dono de uma fazenda modelo.

No final da década de 1990, Ibrahim Fayad foi um dos idealizadores da criação da então Agência de Fomento do Paraná, que nasceu após a desestatização do Banestado, e a partir da necessidade do Governo do Estado de desenvolver políticas públicas para apoiar o pequeno produtor rural. Ele recebeu uma placa com os dizeres “O Homem que lavrou e Semeou. Em reconhecimento pelo legado ao desenvolvimento econômico do Paraná, em especial como um dos idealizadores da criação da Fomento Paraná”.

Vinte e quatro anos depois, a Fomento Paraná celebra no Encontro a presença em 330 municípios. É responsável por entregar em torno de R$ 500 milhões em crédito por ano nas mãos de empreendedores de micro, pequeno e médio porte e dos municípios paranaenses, e mantém uma carteira de crédito de mais de R$ 2 bilhões, entre operações públicas e privadas e fundos gerenciados pela instituição.

Leia Também:  Lúdica e criativa: MAC Paraná promove oficina de beyblades na Quarta Pública

“Tudo que a Fomento Paraná consegue fazer hoje em benefício da sociedade paranaense se tornou possível a partir da contribuição de Fayad”, afirmou o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, participou da abertura do evento. Ele também destacou o bom momento econômico do Paraná, com PIB em alta, taxa de desemprego em queda e atração de novos investimentos. “O Paraná caminha bem, com as contas em dia, com desemprego baixo, com políticas públicas que proporcionam um bom ambiente de negócios, com paz e estabilidade, como orienta o governador Ratinho Junior”, declarou.

Ao receber a homenagem, Fayad lembrou que a criação da Fomento Paraná recebeu apoio do então governador Jaime Lerner e da vice-governadora, Emilia Belinati, hoje assessora da Fomento Paraná. “É um momento único. Nós começamos, mas a gente vê a continuidade. Aquilo que sonhávamos vemos se materializar com a capilarização em praticamente todo Paraná”, destacou.

Leia Também:  Ilha do Mel recebe novos medidores com a Rede Elétrica Inteligente da Copel

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou a importância do resgate histórico do trabalho de Fayad. “Resgatar a história, reconhecer e homenagear o Ibrahim Fayad, evidencia que todo o trabalho que temos neste contexto, ao longo de mais de duas décadas, superou desafios e segue em evolução, sempre com foco no desenvolvimento econômico e social do Paraná”, afirmou.

ENCONTRO – O Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR reúne em Foz do Iguaçu, de 28 a 30 de novembro, agentes que atuam em mais de 300 municípios operacionalizando o acesso ao microcrédito por meio de salas do empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas públicas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Compagas recebe prêmio Líderes da Energia por ações ligadas à sustentabilidade

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  DER/PR vai apresentar novos programas de conservação em audiência pública

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA