NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar e UFPR promovem treinamento sobre conservação de mananciais

Publicado em

A Gerência de Pesquisa e Inovação da Sanepar (GPIN) e o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com inscrições abertas para o Workshop de Estudos Biológicos para a Conservação de Mananciais. Gratuito, presencial e aberto ao público, o evento ocorrerá em 27 de novembro, às 9 horas, no Auditório do Tarumã, localizado em Curitiba. Será emitido certificado de participação. Para se inscrever clique AQUI.

Vinculado ao Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) da UFPR, o LEC atua há mais de dez anos no desenvolvimento de estudos sobre interações ecológicas, biologia da conservação, espécies invasoras e homogeneização biótica, predominantemente com organismos aquáticos. No workshop serão apresentados os resultados de pesquisas de mestrado e doutorado realizadas no LEC.

Programação:

09h10 – Como podemos prever o impacto ecológico de espécies invasoras, com Larissa Faria, bióloga, mestre e doutoranda em Ecologia e Conservação pela UFPR. Larissa foi bolsista Fulbright e pesquisadora visitante na University of Washington – Seattle/EUA. Atualmente, pesquisa metodologias de previsão do impacto ecológico de espécies não-nativas invasoras, visando auxiliar no manejo destes organismos.

Leia Também:  Copel coloca em operação o seu primeiro eletroposto com carregador ultrarrápido

9h40 – Impactos de espécies não nativas zooplanctônicas, com Clemerson Richard Pedroso, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estatual do Centro-Oeste do Paraná, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Ecologia e Conservação pela UFPR. Clemerson trabalha com taxonomia e ecologia de organismos zooplanctônicos de água doce e tem experiência com estudo de metacomunidade e modelos matemáticos de nicho bioclimático e distribuição de espécies.

10h30 – Impactos de bivalves invasores de água doce, com Juliani Giselli Prestes, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo, com mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação pela UFPR. Juliani tem experiência em invasões biológicas, biomarcadores e macroinvertebrados aquáticos, com especialização em bivalves de água doce.

11h – Importância das áreas protegidas para ambientes aquáticos, com Laís Carneiro, engenheira ambiental pela Universidade Federal de Itajubá, com mestrado em Engenharia Ambiental pela UFPR. Doutoranda em Ecologia e Conservação pela UFPR, suas pesquisas têm o objetivo avaliar o impacto das espécies invasoras em unidades de conservação no Brasil e áreas protegidas globalmente. A pesquisadora também procura investigar variações espaço-temporais de espécies invasoras, particularmente na região neotropical.

Leia Também:  Secretaria da Saúde promove encontro para ações de enfrentamento à dengue

Serviço:

Workshop de Estudos Biológicos para a Conservação de Mananciais

Data: 27 de novembro

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Tarumã – Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, n°151 – Curitiba (pela lateral: Rua Engenheiro Farid Suruge)

Inscrições AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Copel coloca em operação o seu primeiro eletroposto com carregador ultrarrápido

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  UENP contratará 45 novos agentes universitários para melhorar atendimento

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA