NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública celebra o Dia da Consciência Negra com a exposição ParanÁfrica

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura nesta segunda (20), às 11 horas, a exposição ParanÁfrica, que celebra o Dia da Consciência Negra, com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss. Na abertura, acontece a apresentação musical de Rubia Divino e Jean da Rosa.

A mostra evoca as imagens da herança afro-brasileira, nas fotografias de Marcelo Weiss, realizadas no Dia das Crianças em São Tomé e Príncipe, na África Central; e de Fernanda Castro, que fotografou comunidades quilombolas paranaenses. O conjunto expositivo conta histórias que nos convidam a refletir, celebrar e reconhecer a importância da Consciência Negra no Paraná e no Brasil.

Além da exposição, diversas ações acontecerão este mês referentes à data, como palestras, rodas de conversas e contação de histórias. No encerramento, dia 30, às 17h, haverá apresentação do Coral Vozes de Angola, grupo musical de cegos angolanos que cantam músicas africanas, autorais e demais estilos musicais.

QUILOMBOLAS – “Imagens afetivas de quilombolas paranaenses”, de Fernanda Castro, é parte do resultado de sua participação em um grupo de trabalho do Governo do Paraná, onde estão situadas 38 comunidades, para mapear, levantar dados e viabilizar a construção de políticas públicas voltadas para os quilombolas. Com as lentes de sua câmera, capturou a forte carga afetiva que as pessoas depositavam no seu lugar e que as conectam entre si.

Leia Também:  Agência do Trabalhador Itinerante leva vagas de empregos a Matinhos e Pontal do Paraná

As imagens produzidas pela fotógrafa expressam a beleza estética das relações de benquerença. Nos rostos fotografados destacam-se os olhares afetuosos, que falam silenciosamente sobre o cuidado e a confiança. Os sorrisos mostram a alegria de vivenciar relações baseadas no afeto — a maneira com que o quilombo é construído e significado cotidianamente.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Em São Tomé e Príncipe, o Dia das Crianças, comemorado em 1º de julho, tem um significado especial: ir à escola é um motivo de orgulho, e são promovidas festas em todos os colégios. Para as meninas, o evento é ainda mais marcante. É quando suas mães capricham nos trançados de seus cabelos, transformando-os em verdadeiras obras de arte, símbolos da cultura e da dignidade resgatadas naquele momento. As 10 imagens que compõem a mostra Dignidade, de Marcelo Weiss, captam os olhares e a alegria de cada uma dessas meninas.

Serviço:

Abertura da exposição ParanÁfrica, com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss

Data: 20 (segunda-feira)

Horário: 11h

Até dia 30 de novembro de 2023

Local: Hall Térreo

Programação:

Terça-feira, 21 de novembro

Palestra: Educação antirracista com Celina Wotcoski, agente educacional estadual e dirigente estadual sindical; Angela Castro, professora municipal e diretora municipal sindical.
Local: Hall térreo
Horário: 11h

Quarta-feira, 22 de novembro

Leia Também:  Lote 2 terá 174 km de duplicação entre Jaguariaíva e Jacarezinho, fortalecendo o Norte Pioneiro

Performance: Dança africana com Demerval Silva, dançarino e professor de danças africanas.
Local: Auditório 
Horário: 15h

Palestra: Oralidade e Musicalidade Africanas com Kandiero, professor, escritor, pesquisador, compositor e membro do Centro de Letras.
Local: Auditório
Horário: 16h

Quinta-feira, 23 de novembro

Contação: Lendas Africanas e o Candomblé com Willian, candomblecista e membro do Terreiro Ilê asé Yemanjá Ogunté.
Local: Hall térreo
Horário: 17h

Bate-papo: Cultura Preta e Pretos na Cultura com Lulo, ator, produtor e músico; e João Carlos, advogado, sambista e ativista cultural.
Local: Hall térreo
Horário: 17h30

Sexta-feira, 24 de novembro

Roda de conversa com a deputada federal Carol Dartora, vereadora Georgia Prates, deputado estadual Renato Freitas e vereador Anderson Prego
Local: Hall térreo
Horário: 11h

Terça-feira, 28 de novembro

Palestra: A culinária africana com Baiana Jussara Claro, certificada pela Abam – Associação de Baianas de Acarajé e Mingau de Salvador.
Local: Hall térreo
Horário: 17h

Roda das mulheres pretas com Joana Martins, coordenadora geral do ParanÁfrica e Jo Maccari, cantora e membra do Bloco Pretinhosidade.
Local: Hall térreo
Horário: 17h30

Quinta-feira, 30 de novembro

Encerramento da exposição com o Coral Vozes de Angola, grupo musical de cegos angolanos que cantam músicas africanas, autorais e demais estilos musicais.
Local: Hall térreo
Horário: 17h.

Endereço da BPP: Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Oficinas e mediações estão na programação educativa do MON em maio

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com apoio do Geração Olímpica e Paralímpica, paranaenses conquistam 35 medalhas no Parapan

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA