NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar sedia movimento pela multivacinação e ciência no dia 18

Publicado em

Em um grande movimento nacional pela multivacinação no próximo sábado (18), o Parque Tecnológico da Saúde, em Curitiba, vai abrir as portas para a população com uma programação especial para toda a família. O evento “Juntos pela Saúde” oferecerá serviços como imunização, além de ações de divulgação da ciência e atrações culturais. A iniciativa é do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Secretaria da Saúde de Curitiba.

O evento é inspirado no programa Fiocruz pra Você, que recebe 30 mil pessoas anualmente desde 1994 no Câmpus de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

A estrutura contará com tendas que abrigarão atividades lúdicas para aproximar a comunidade da ciência e da atuação dos institutos no contexto da saúde pública.

“Quem vier participar conosco poderá conhecer um pouco do trabalho que desenvolvemos e atualizar a sua carteira de vacinação, já que a iniciativa faz parte de um esforço em conjunto das unidades da Fiocruz em todo Brasil para garantir os índices ideais de cobertura vacinal”, explica o diretor do ICC/Fiocruz Paraná, Stenio Fragoso. “Todos serão muito bem-vindos. Nossa expectativa é que o público de Curitiba e região participe e possa aprender sobre ciência e saúde de uma forma divertida”, ressalta.

Leia Também:  Secretaria da Educação quer reforçar laços e ampliar diálogo com gestores das escolas

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, a ação está alinhada com a mobilização realizada pelo Governo do Estado para impulsionar a vacinação no Paraná. “O Parque Tecnológico da Saúde abre suas portas no evento Juntos pela Saúde, em que as instituições estimulam a vacinação para a população de Curitiba e região, além de promover um dia voltado à divulgação da ciência entre os paranaenses”, afirma.

O IBMP é entusiasta de eventos que disponibilizem serviços de saúde à população, como testagem e vacinação, e oferecerá durante todo o evento a estrutura de testagem rápida gratuita para Covid-19. “Com a pandemia, o papel do IBMP em defesa da saúde e da qualidade de vida ficou muito claro, e por isso queremos contribuir com a nossa vizinhança e com a cidade de Curitiba da melhor forma, visto que o número de casos de Covid-19 no Paraná está crescendo”, afirma o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

“Além de uma série de atividades para toda a família, o Juntos pela Saúde vai trazer mais uma oportunidade para quem está com alguma vacina em atraso colocar a sua situação vacinal em dia. Nós reforçamos: quem ama, vacina”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Leia Também:  Orquestra da UEL apresenta Mozart, Bennett e Mendelssohn com maestro britânico

ATRAÇÕES – As atividades acontecem das 10h às 16h, incluindo teatro de fantoches, contação de histórias, recreação, pintura facial e modelagem de balões para as crianças, além de lanche saudável e brinquedos infláveis. A participação especial ficará por conta do Parque da Ciência Newton Freire Maia, que trará atrações e experimentos do seu centro interativo de divulgação cientifica, criando um cenário de aprendizado e descobertas.

Serviço:

Juntos pela Saúde no Parque Tecnológico da Saúde

Data: 18/11 (sábado)

Horário: 10h às 16h

Local: Rua Prof Algacyr Munhoz Mader, 3775 – CIC – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Com 5,3 milhões de toneladas, portos registram novo recorde de movimentação em fevereiro

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Com apoio da Ceasa, Paraná envia nova remessa com mais 400 toneladas de doações ao RS

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA