NOVA AURORA

PARANÁ

Conselho estadual da Criança e do Adolescente dá posse aos membros da sociedade

Publicado em

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR), vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), realizou nesta segunda-feira (30) a cerimônia de posse dos 12 novos conselheiros titulares e 12 suplentes da sociedade civil que comporão o colegiado no biênio 2023-2025. Eles se inscreveram para o pleito, que aconteceu em 25 de agosto, como candidatos e como eleitores.

Na solenidade, foi destacado que dos 12 titulares que tomaram posse, seis são novos conselheiros e seis têm continuidade no mandato. Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família Sedef), Rogério Carboni, o processo eleitoral deste biênio foi marcado pela ampla participação das entidades de todo o Paraná, que garantiu que as seis novas instituições tenham pela primeira vez cadeira no Conselho.

“O Cedca é uma ferramenta essencial para o cuidado e garantia dos direitos. Propusemos um debate muito democrático e incentivamos a participação das entidades para que chegassem a um número maior e assim termos ampla representação. Este é um dos conselhos mais importantes do Paraná pelo segmento em que atua. É muito bom ver esses novos atores, trazendo oxigenação, novas ideias e propostas”, disse Carboni.

Leia Também:  Apoio à industrialização das cidades e suporte às empresas estimulam economia do Paraná

Todos os conselheiros representantes da sociedade civil são de entidades devidamente habilitadas, diretamente ligadas à defesa ou ao atendimento de crianças e adolescentes, legalmente constituídas e em regular funcionamento há, pelo menos, um ano.

O Cedca/PR tem natureza estatal especial, com instância pública colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais. O Conselho reúne-se mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, seguindo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade.

Para Priscila Gracieli de Melo, representante da Apae de São Sebastião da Amoreira, participar do Cedca/PR, é uma oportunidade de aprendizado e também de buscar soluções para as dificuldades que crianças e adolescentes enfrentam. “ Participar desse conselho será, com certeza, uma experiência enriquecedora pois ao poder trabalhar em conjunto com tantas pessoas comprometidas e dedicadas, compartilharemos ideias e soluções para os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes em todo o nosso Estado. Agradecemos pela acolhida e por participar desta importante missão, sendo parte deste grupo, buscando fazer a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes”, afirmou.

Leia Também:  Mutirão de limpeza nos manguezais de Paranaguá recolhe 615 quilos de resíduos

Segundo a presidente do Cedca/PR, Juliana Sabbag, a posse dos novos conselheiros ressalta a importância do engajamento da sociedade civil na construção de políticas públicas que garantam o bem-estar a este segmento da população.

Estiveram presentes na solenidade, além dos conselheiros, membros de entidades representativas da garantia de direitos, como a Defensoria Pública do Paraná e a Ordem dos Advogados do Brasil- seção Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Classe II: nova pista de atletismo da UEL tem arquibancada, torre de controle e iluminação

Published

on

By

Depois de um esforço financeiro coletivo, o Centro de Educação Física (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) passa a contar oficialmente com uma pista de atletismo completa e equipada, dentro do padrão técnico Classe II, com prerrogativa para receber competições nacionais e sul-americanas.

As obras complementares que incluem arquibancada, torre de controle, iluminação e almoxarifado, foram entregues oficialmente nesta semana durante uma cerimônia que reuniu autoridades, representantes da Confederação Brasileira de Atletismo e da Secretaria do Estado do Esporte. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos da universidade, sendo a primeira obra a ser entregue no ano.

A pista do CEFE foi inaugurada em 2018, substituindo o antigo equipamento para a prática de atletismo. Posteriormente, em 2023 a universidade conseguiu aprovar um termo para a chamada modernização da pista, que incluía obras e equipamentos complementares – torre, almoxarifado e arquibancada com estacionamento.

Outra benfeitoria entregue foi o novo sistema de iluminação, que recebeu substituição de toda a fiação elétrica e novas lâmpadas LED. Essas mudanças garantirão qualidade para aulas e atividades acadêmicas, treinos e provas oficiais no período noturno.

Leia Também:  Governador libera R$ 20 milhões do Estado para revitalização do Eixo Monumental de Maringá

Segundo o secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, a pista com infraestrutura completa representa um equipamento que pode atender políticas públicas na área do esporte, beneficiando atletas, equipes, além da comunidade universitária. “A universidade ganha um equipamento de qualidade para aulas e atividades acadêmicas”, disse.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, a entrega da pista completa representa o resultado de um esforço coletivo de professores do CEFE, gestores da universidade, além de representantes dos governos estadual e federal. “Creio que é a união de forças que pode potencializar as nossas atividades”, definiu.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, elogiou a entrega do novo equipamento com toda a infraestrutura e disse que a pista de atletismo representa a maior sala de aula da universidade. Ele foi reeleito para a presidência da CBAt no mês passado e deverá comandar o próximo ciclo olímpico, até os Jogos de Los Angeles em 2028. Ele é de Londrina e foi atleta de alto rendimento na modalidade de arremesso de peso. 

Leia Também:  BRDE lança filme com colaboradores que consolida transformação em Banco Verde

Há 25 anos a UEL mantém um convênio com o projeto Londrina Atletismo. Atualmente, a pista é utilizada para aulas e projetos acadêmicos desenvolvidos no CEFE e também para o treinamento e provas oficiais da equipe local.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA