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12 empresas querem licenciar inovações desenvolvidas nas universidades

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O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (19) os nomes de 12 empresas interessadas em licenciar 25 soluções tecnológicas desenvolvidas em universidades paranaenses e apoiadas pelo Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), na edição de 2023. As instituições de ensino superior e os pesquisadores irão articular as contrapartidas oferecidas pelas empresas selecionadas para assinar os acordos de transferência tecnológica e começar a produção e comercialização das inovações.

O Prime é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para incentivar o desenvolvimento socioeconômico paranaense, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços. O Programa tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas acadêmicas com potencial de mercado em produtos, serviços e novos negócios, beneficiando a economia e a população paranaense.

Entre 30 projetos disponibilizados em chamada pública pela Seti, nove estão com mais de uma empresa interessada em contratar o licenciamento. É o caso de um dispositivo para perfurar queijos, desenvolvido pela pesquisadora Silviane Aparecida Tibola, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do campus Dois Vizinhos. As empresas Frimesa, Queijos Nato Bom e Novos Rumos demonstraram interesse em produzir e comercializar o equipamento.

Um fungicida biológico desenvolvido com nanotecnologia para o controle de doenças na produção de alimentos está sendo disputado pelas empresas Simbiose e Baic Biotecnologia Agrícola, que atuam no ramo de defensivos agrícolas. A solução foi proposta pela estudante de doutorado Maria Luiza Abreu Nicoletto, do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além das duas empresas, o fundo de investimento Moa Ventures, que impulsiona startups de base tecnológica, também sinalizou intenção de licenciar essa inovação, além de mais 17 projetos.

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DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – O diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, destaca a importância da transferência de tecnologia e inovação. “A transferência de tecnologia permite que o conhecimento técnico gerado nas universidades, nas mais diferentes áreas, seja convertido em produtos e serviços em benefício da sociedade, contribuindo para impulsionar novos negócios e disseminar a produção científica e tecnológica”, afirma.

Segundo o diretor, esse processo de transferência de conhecimento está associado ao desenvolvimento regional sustentável. “Os contratos de transferência, cessão ou licenciamento de tecnologias funcionam como um elo entre o setor produtivo acadêmico e o setor produtivo empresarial, com impacto direto no desenvolvimento socioeconômico local e regional e no fomento de atividades de inovação e de capitalização do conhecimento”, salienta.

Todos os projetos dessa chamada pública contam com pedidos de patente depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), instituição ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

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PRIME – Lançado pela Seti em 2021, o Prime integra o conjunto de ações do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni). O Prime contribui para fortalecer a cultura empreendedora entre professores, estudantes e profissionais da carreira técnica administrativa de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica.

O programa consiste na realização de trilhas de capacitação e qualificação de pesquisadores, por meio de workshops, consultorias e mentorias em vários temas, como: desenho de soluções, fontes de financiamento, ideação, legislação, modelagem financeira, parcerias, pesquisa e desenvolvimento (P&D), processos comerciais, propriedade intelectual, patente verde, transferência tecnológica e validação de negócios.

Neste ano, 80 pesquisadores inscreveram projetos de pesquisas na primeira fase do programa. Atualmente, participam da segunda fase 20 desses pesquisadores, ligados a sete instituições de ensino superior e ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Essa etapa segue até 25 outubro, quando serão anunciados os cinco pesquisadores finalistas, que receberão premiação de R$ 200 mil, cada, para investimento nos respectivos projetos.

Fonte: Governo PR

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Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

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O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).

A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.

Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço. 

“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.

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CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.

Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.

Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.

ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.

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“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.

CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.

Fonte: Governo PR

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