NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar promove mais um curso de smartphone para idosos na quarta-feira, em Curitiba

Publicado em

Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de smartphone para idosos realizado pela Celepar, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Intitulado “Workshop Smartphone Conecta+”, o curso acontecerá na próxima quarta-feira (25), no plenário da Alep. Serão duas turmas com 50 vagas cada. Uma terá atividades pela manhã, das 9h às 12h, e a outra durante a tarde, das 14h às 17h.

As inscrições podem ser feitas até as 17h de terça-feira (24) por mensagem de WhatsApp ou ligação para o número (41) 99131-5494. Para participar é preciso ter 60 anos ou mais.

O workshop será ministrado por colaboradores da Celepar e contará com exercícios práticos. Por isso, é necessário que o participante leve seu smartphone com a bateria carregada. Cada idoso também receberá uma caneta touch screen, para facilitar a seleção de ícones na tela do celular.

Leia Também:  Com fim do Curso de Formação da Polícia Penal, concurso público vai para última fase

APLICATIVOS – O curso tem foco no uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.

“É nosso papel, como governo, garantir a inclusão digital do idoso”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Capacitar pessoas para o acesso a plataformas digitais significa assegurar a elas o pleno exercício da cidadania, uma vez que a internet é um importante meio de utilizar serviços e encontrar informações”, afirma.

Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep, diz ter ficado satisfeita com a adesão à edição passada do curso, que reuniu cerca de 130 participantes nos dias 5 e 6 de outubro. “Isso comprova como os idosos têm sede de aprender, conhecer coisas novas e se sentirem incluídos no mundo digital”, afirma.

Leia Também:  MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho

PROGRAMA – A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. 

Serviço:

Workshop Smartphone Conecta+

Quando: quarta-feira (25/10)

Horários: 9h às 12h ou das 14h às 17h.

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico, Curitiba.

Gratuito.

Vagas: 100 (50 por turma).

Inscrições: Até as 17h do dia 24 por mensagem de WhatsApp ou ligação para o número (41) 99131-5494.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  PPA estadual terá marcações de demandas voltadas à infância, igualdade de gênero e raça

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Tilápia vira vestuário, material hospitalar e farinha para suplemento em projeto da UEM

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA