NOVA AURORA

PARANÁ

Ensaios realizados no Tecpar contribuem para a segurança no trânsito no Paraná

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por meio do seu Centro de Tecnologia de Materiais, tem colaborado para garantir a segurança de motoristas e pedestres que circulam pelas ruas e estradas do Paraná. O instituto é responsável por avaliar a sinalização viária de 247 municípios do Estado, por meio de uma parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Os ensaios realizados nos laboratórios do Tecpar avaliam a qualidade dos materiais utilizados em sinalização viária, para conferir se são atendidos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações. O instituto também faz vistorias técnicas em vias urbanas e rodovias, como objetivo de verificar se a sinalização no local está em conformidade com a legislação vigente.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, para oferecer esse serviço de alto nível técnico, o instituto tem modernizado sua estrutura, que conta com equipamentos de alta precisão e profissionais especializados em ensaios tecnológicos.

“Como laboratório público a serviço da sociedade, o Tecpar é um parceiro dos setores público e privado com suas soluções tecnológicas. Ao avaliar os produtos aplicados para sinalização viária, o Tecpar assegura a qualidade do material que será utilizado na sinalização de trânsito, contribuindo para a segurança de motoristas e pedestres”, destaca.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, explica que primeiro é elaborado um projeto de sinalização viária para o município, que depois de aprovado pelo setor de engenharia da autarquia com as especificações de acordo com as normas é contratado. Após esse processo, as empresas que entregam o material são fiscalizadas tecnicamente pelo Tecpar.

“Hoje estamos com 22 obras em andamento, até o final do ano teremos 45. Essa parceria com o Tecpar é importante, pois para o Detran é a garantia de que aquilo que estamos planejando e contratando aos municípios efetivamente será entregue para a população paranaense”, completa.

Leia Também:  Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para o representante do Sebrae

CONFORMIDADE – Segundo o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais, Wellington Vechiatto, a verificação de conformidade pelo instituto é fundamental para garantir a proteção da população, já que a segurança viária depende de uma rede de sinalização apropriada e eficiente. “Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária e de desempenho da sinalização implantada, sendo único na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil”, afirma.

O Tecpar começou as atividades neste segmento no início dos anos 1980. Logo depois, no período das concessões de rodovias, o instituto ficou responsável por avaliar grande parte da sinalização vertical e horizontal implantada em trechos sob concessão no Paraná.

PARCERIA – O contrato com o Detran/PR contempla a análise tecnológica e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização viária. Trata-se de uma atividade de alto nível técnico, já que o controle tecnológico para avaliação de conformidade requer uma estrutura física modernizada, equipamentos e profissionais especializados.

“A avaliação considera as especificações técnicas do Detran para a execução dos contratos de sinalização viária urbana, bem como as normas da ABNT correspondentes. Após a inspeção no local, o Tecpar emite laudo aprovando ou reprovando os materiais utilizados”, explica Vechiatto.

A verificação ocorre após a instalação da sinalização de trânsito no município e inclui análises de retrorrefletância de faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). A retrorrefletância é a propriedade de um objeto refletir a luz de volta na direção de onde ela veio.

“Essa propriedade é fundamental para a segurança no trânsito, pois garante que as placas e a sinalização sejam visíveis a distância, em condições de pouca luz ou em locais de grande movimentação, melhorando a segurança e a visibilidade dos motoristas”, explica o gerente do Tecpar.

Leia Também:  Diretora de escola, freira participa de intercâmbio no Chile e planeja replicar bons exemplos

Na prática, uma boa retrorrefletividade confere um grau de visualização noturna quase três vezes superior ao condutor do veículo. Ou seja, o motorista visualiza essa barreira a uma distância maior, com tempo hábil para fazer a manobra necessária a fim de se evitar um acidente.

MODERNIZAÇÃO – Recentemente, o Centro de Tecnologia de Materiais foi modernizado com a aquisição de um retrorefletômetro horizontal, instrumento que mede a retrorrefletância. O novo equipamento tem uma tecnologia mais avançada, que permite a avaliação com ganho de eficácia e referenciamento geográfico. Ele também possibilita ensaios para atender à legislação de placas de automóveis padrão Mercosul, de faixas de segurança para caminhões e motos, além de ter a configuração necessária para atender as normativas de vestimentas de segurança.

ECONOMIA – A análise do Tecpar apoia órgãos públicos para o melhor uso dos recursos, já que pode evitar a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Estes itens podem se desgastar mais rápido e colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres.

Cada país possui normas específicas em relação à sinalização urbana. No Brasil, as características de dimensão, cores e as regras de colocação dos sinais viários estão descritas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com a Política Nacional de Trânsito.

No Paraná, além de colaborar com o Detran/PR em uma parceria que já dura cerca de 20 anos, o Tecpar faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e também atende prefeituras e setor privado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  IAT e CBH Norte Pioneiro promovem workshop de cobrança de recursos hídricos

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com salto de 2%, indústria do Paraná foi o principal motor do Brasil em fevereiro, aponta IBGE

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA