NOVA AURORA

PARANÁ

Governo nomeia 58 professores e 40 agentes de nível médio e superior para a Unespar

Publicado em

O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (9) a contratação de 58 professores e 40 profissionais da carreira técnica-administrativa de nível médio e superior para reforçar as ações de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os 98 servidores foram aprovados em concurso público realizado no ano passado pela instituição de ensino superior.

As nomeações estão nos decretos nº 3.579/2023 e nº 3.580/2023, ambos publicados no Diário Oficial do Estado nº 11.517.

Com previsão de 40 horas semanais, os docentes serão contratados em regime de trabalho de Tempo Integral com Dedicação Exclusiva (Tide) para atuar nos dois câmpus de Curitiba e nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Os novos professores irão ministrar disciplinas em diferentes áreas do conhecimento, inclusive Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os cursos beneficiados estão Administração, Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Composição e Regência, Dança, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Agroindustrial, Filosofia, Geografia, História, Letras, Letras – Espanhol, Letras  Inglês, Letras – Português, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática, Museologia, Música, Pedagogia, Secretariado Executivo Trilingue, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Os agentes universitários de nível superior foram selecionados em formações variadas: administrador (5); advogado (1); analista de informática (3); arquiteto e urbanista (1); assistente social (1); comunicador (1); contador (1); engenheiro civil (1); pedagogo (2); psicólogo (1); secretária executiva (1); e economista (1). Entre os profissionais de nível médio foram nomeados 17 técnicos administrativos e quatro técnicos de laboratório.

Leia Também:  No Paraná, 75,8% da frota tributada pagou IPVA lançado em 2024; veja como regularizar

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a nomeação de novos servidores reflete as vantagens da Lei Geral das Universidades e destaca o compromisso com o desenvolvimento educacional. A Lei nº 20.933/2021, denominada Lei Geral das Universidades (LGU), proposta pelo Governo, aprovada pela Assembleia e sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em dezembro de 2021, reforçou a autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e patrimonial das instituições estaduais de ensino superior.

Regulamentada pelo Decreto nº 10.824/2022, essa legislação padronizou a gestão de pessoal e possibilitou o controle de lotação dos servidores de cada universidade, incluindo a realização de concursos públicos, observando o limite de 80% do respectivo quantitativo de cargos.

“A Unespar tem se beneficiado desse marco regulatório que estabelece parâmetros para assegurar a equidade do sistema de ensino superior”, afirma. “Essas nomeações demonstram o compromisso do governador com um sistema cada vez mais robusto e atento às demandas da sociedade para o desenvolvimento do Paraná”.

Leia Também:  PR-182 entre Palotina e Toledo recebe serviços de conservação do pavimento

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, comenta a importância da contratação de novos profissionais para o atendimento de demandas da instituição. “As nomeações de servidores e servidoras são um marco histórico para o corpo de docentes e de agentes universitários efetivos, contribuindo para a expansão das atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como com a melhoria das atividades administrativas dos câmpus com a qualidade necessária para atender os projetos pedagógicos”, salienta.

A expectativa é que a convocação para a posse dos servidores seja enviada ao longo dos próximos 30 dias, em conformidade com orientação técnica da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). Desde julho de 2022, já foram integrados ao quadro de servidores 36 agentes universitários para atuação nos seis câmpus e na Reitoria da Unespar.

NÚMEROS – Instituída em 2001, a Unespar tem se caracterizado pela busca da excelência nas atividades de ensino, pesquisa, extensão, assim como pelo compromisso com políticas acadêmicas inclusivas para os diversos segmentos da comunidade. Atualmente, a instituição é uma das maiores do Paraná em quantidade de estudantes matriculados, somando mais de 10 mil alunos de graduação e pós-graduação, além de 981 professores e 160 agentes universitários.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Agepar consultará usuários do transporte metropolitano para melhorar o serviço

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Governador lamenta acidente fatal com ônibus na BR-277

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA