NOVA AURORA

PARANÁ

DER-PR libera tráfego na Estrada da Graciosa à noite e mantém monitoramento

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que, devido à melhoria das condições climáticas na região da Serra do Mar, resolveu interromper os bloqueios preventivos da Estrada da Graciosa (PR-410) no período noturno a partir desta segunda-feira (09). A previsão é de poucas chuvas para os próximos dias no trecho, que passa por obras de recuperação emergencial.

O DER/PR permanece monitorando as condições da rodovia, podendo fazer novo bloqueio emergencial ou preventivo caso as chuvas retornem em grande volume, ou sejam detectados movimentos nos taludes das pistas.

Informações sobre bloqueios serão disponibilizadas por meio do Twitter do Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR, no endereço https://twitter.com/rodovias_parana.

Os bloqueios preventivos no período noturno foram iniciados pelo DER/PR na semana passada, visando garantir o tráfego de veículos durante o dia, quando o monitoramento da Graciosa é possível, e fechando somente à noite, quando não havia visibilidade o suficiente para esta atividade.

Leia Também:  Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Estas condições de visibilidade, bem como a pista estreita, inclusive tornam o tráfego não recomendável durante o período noturno. Permanece a operação pare-e-siga no km 11 ao km 12.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Festival Paradesportivo movimenta municípios com mais de 550 participantes

Published

on

By

Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras, e foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete. Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

Leia Também:  Além do Litoral, Verão Maior Paraná vai agitar as praias de água doce do Noroeste

“São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

Leia Também:  Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimos

PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

Confira a programação:

26 a 27/05 – Umuarama

02 a 03/06 – Cianorte

01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

29 a 30/07 – Litoral

04 a 05/08 – Curitiba

19 a 20/08 – Pato Branco

02 a 03/09 – Cornélio Procópio

10 a 11/09 – Ponta Grossa

16 a 17/09 – Campo Mourão

02 a 03/10 – Ivaiporã

07 a 08/10 – Londrina

15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA