NOVA AURORA

PARANÁ

Operação Rondon: universitários do Estado vão promover mutirão de cidadania

Publicado em

O Governo do Estado começa na próxima quarta-feira (11) a Operação Rondon Paraná 2023, iniciativa que vai promover um conjunto de ações de extensão universitária de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia. Nesta edição, as atividades acontecerão nos municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral, e Cerro Azul e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

A tradicional cerimônia do chapéu, que marca a saída dos rondonistas para as atividades de campo, será realizada em Curitiba, no câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, foram selecionados para a operação, 150 estudantes de graduação e 30 professores das sete universidades estaduais.

A programação foi definida de acordo com as necessidades das comunidades locais, em articulação com as prefeituras. As demandas foram identificadas em visitas precursoras realizadas entre maio e junho pelos professores universitários e o intuito é que as ações beneficiem os cidadãos e sejam continuadas pelos gestores públicos depois da operação.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida da população paranaense, preferencialmente em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Leia Também:  Hospitais universitários da UEPG batem recorde de cirurgias em agosto

As universidades planejaram atividades em diferentes formatos, como rodas de conversa, palestras e oficinas para pessoas de diferentes faixas etárias. Em Antonina e Pontal do Paraná, por exemplo, serão realizadas limpezas na baía onde desaguam os rios Cachoeira e Cacatu e na comunidade do Maciel, beneficiando os pescadores e pescadoras artesanais. Em Guaratuba, serão oferecidas oficinas de fotografia, audiovisual e noções de marketing para os comerciantes locais.

Em Cerro Azul estão previstas palestras e oficinas para estudantes de ensino médio da rede pública em temas relacionados aos direitos das minorias e combate ao preconceito e ao bullying. Em Rio Branco do Sul haverá palestras voltadas para familiares de pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O combate à violência infanto-juvenil será tema de palestras em Morretes para agentes públicos das áreas de assistência social, segurança pública, saúde e educação. Em Paranaguá estão previstas aulas de informática básica para pessoas que não têm contato com essa tecnologia, independente da idade.

O coordenador da Operação Rondon Paraná 2023, professor Rui Gonçalves Marques Elias, destaca a importância da extensão universitária. “A extensão é um elo entre a universidade e a sociedade em uma constante troca de conhecimento, associada ao impacto na transformação social e na lição de cidadania para os universitários, assim como para as comunidades beneficiadas”, afirma o docente, que também atua como pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Leia Também:  Live sobre LinkedIn abre agenda do ano de programa do BRDE para jovens dos estados do Sul

OPERAÇÃO – A Operação Rondon Paraná é similar ao Projeto Rondon, que acontece em todo o Brasil, coordenado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa. O foco é na formação cidadã dos alunos, chamados de rondonistas, despertando a responsabilidade social e o comprometimento com a sustentabilidade ambiental.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Mutirão em Curitiba oferece mais de 600 vagas de emprego para pessoas acima de 50 anos

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Empresa pública Portos do Paraná leva princípios da permacultura a 15 comunidades

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA