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Com apoio do BRDE, jovens em vulnerabilidade social têm acesso a aulas de música

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A maestrina e educadora musical Rose Andréia Castanho, ao querer fazer a diferença na vida dos moradores de comunidades em vulnerabilidade sociocultural da cidade de Londrina, decidiu criar a Associação de Arte e Cultura de Londrina – Projeto Corre, em 2018. Desde então, Rose vem ensinando música para crianças e jovens, a fim de inibir a ociosidade, criminalidade e o uso de drogas deste grupo. Nesse ano, dentro do Corre, foi implantado o Projeto ‘Música Para Todos’, apoiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio dos incentivos fiscais.

A associação oferece várias oficinas para crianças, adolescentes e até mesmo adultos das periferias londrinenses, como musicalização infantil, aulas de rap, coro, violão, violino, teclado e de flauta doce. Uma maneira de democratizar o acesso à cultura, que muitas vezes é vista como uma realidade distante para muitos.

“Este ano, iniciamos o projeto Música Para Todos, no distrito de Paiquerê, em Londrina. Graças ao BRDE e à Lei de Incentivo à Cultura, estamos atendendo 100 crianças da comunidade com as oficinas que temos no Corre. Somos muito gratos ao apoio do banco”, afirma Rose.

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Com a vontade de crescer e acolher mais jovens, a associação seguiu expandindo os seus trabalhos. No início do projeto, a expectativa era de trabalhar com 85 crianças, mas logo a fila de espera chegava a aproximadamente 100 alunos. Com o passar dos anos, o número de jovens aumentou cada vez mais, chegando a 430 educandos, em 2022.

“Esse também é o propósito do BRDE, promover o desenvolvimento social através da Lei de Inventivos Fiscais, melhorar a vida das comunidades e retornar à sociedade, por meio de políticas públicas responsáveis e comprometidas com valores humanos”, afirmou o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski.

AMPLIAÇÃO – Atualmente, o Projeto Corre pretende ampliar suas atividades e sua capacidade, e assim chegar aos 1.300 alunos, além de incluir crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista, com Síndrome de Down e pessoas com deficiência de mobilidade.

De acordo com a maestrina, o projeto consegue ir além das aulas de música. Ele melhora a qualidade de vida dos pequenos, como destaca a coordenadora. “Estas oficinas têm gerado muitos frutos. Vários professores nos relatam melhoras no rendimento dos alunos nas escolas, no comportamento deles e inclusive na autoestima das crianças”.

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CRONOGRAMA DOS INCENTIVOS – Com o encerramento da fase de inscrições no dia 31 de agosto, o processo dos incentivos fiscais do BRDE agora se encontra no período de análises, até 13 de novembro. Nele, serão analisados os projetos e recebidos os documentos comprobatórios adicionais, se necessário.

Após isso, os projetos passarão pela deliberação da diretoria, onde serão definidos os projetos e os valores repassados. A divulgação final da lista ocorre no dia 15 de janeiro de 2024.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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