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Paraná leva equipe de saúde aos EUA para garantir avanços no tratamento do autismo

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Com objetivo de aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde para a continuidade das ações no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou esta semana uma equipe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência para capacitação no Florida Institute of Technology/The Scott Center for Autism Treatment, em Melbourne, nos Estados Unidos. A Sesa visa qualificar o atendimento dos usuários com suspeita e/ou diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe retorna dos EUA nesta sexta-feira (06).

Um dos resultados desse encontro é o novo módulo presencial para formação de multiplicadores em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que será ofertado a partir de 2024.  

A Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesa mantém parceria com o instituto americano para oferta de cursos a distância em Análise do Comportamento Aplicada para a formação de multiplicadores no Estado. Esses cursos capacitaram e continuam formando profissionais de saúde que atendem pessoas com autismo e seus familiares. Agora a metodologia dá um passo à frente e investe no treinamento presencial, impactando ainda mais na melhora da qualidade de vida e possibilidade de desenvolvimento da autonomia das pessoas.

A capacitação EaD multiprofissional em ABA voltada ao TEA para profissionais de saúde da rede SUS já reuniu 1.846 alunos inscritos. Já a capacitação EaD em ABA para pais, cuidadores e educadores, disponível desde 2021, conta com 42.800 inscritos. Ambas estão no site da Escola de Saúde Pública do Paraná, pelos links módulo de conteúdos e Avasus.

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O Paraná foi um dos primeiros estados a incluir a terapia Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), na rede pública de saúde. A implantação do método trouxe esperança àqueles que lutam pela terapia, já que o tratamento é considerado o mais avançado para o TEA.  

Evidências científicas indicam melhoras nos sintomas do autismo a partir do ABA, que proporciona aos autistas o desenvolvimento de sua autonomia por meio da aprendizagem de importantes habilidades sociais e motoras nas áreas de comunicação e autocuidado, além da redução de comportamentos não adaptativos, como estereotipias, agressividade e controle de raiva.

“O número de pessoas capacitadas já é expressivo no Estado e mostra um impacto positivo do acesso à educação em saúde. Essa metodologia reconhecida internacionalmente, com comprovação científica, é uma grande ferramenta para pais e tutores, além dos profissionais de saúde. Auxilia a melhorar cada vez mais o atendimento e a proximidade do cidadão com estes temas tão importantes”, ressaltou o secretário Beto Preto.

“Esse aperfeiçoamento auxilia os profissionais de saúde na identificação de sinais e, quanto mais cedo o autismo for diagnosticado, melhores as chances de reduzir os sintomas. É importante que profissionais da saúde, professores, pais e familiares estejam atentos aos sinais de mudança no comportamento, principalmente de crianças até aos três anos de idade”, alertou a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes.   

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CONHECIMENTO – Além dos treinamentos, a equipe da Florida Institute of Technology auxiliou a Sesa no desenvolvimento do Protocolo de Avaliação e Atendimento à Pessoa com TEA, adotado no SUS local, disponibilizando instrumentos traduzidos para língua portuguesa. “Nossa equipe da Sesa acompanha esta metodologia, que é uma das mais desenvolvidas e indicadas no mundo para o autismo. Queremos levar o melhor atendimento para o Estado”, acrescenta a chefe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, Aline Jarschel de Oliveira, que está nos EUA..  

DIREITOS – As ações realizadas pela Saúde seguem em consonância com a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. Para mais informações acesse AQUI.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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