NOVA AURORA

PARANÁ

MON recebe no próximo feriado evento que une educação e tecnologia

Publicado em

A rede de pesquisadores Manna_Team, que integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Manna, realiza de 12 a 15 de outubro o evento Manna no Museu, que será realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento gratuito é dirigido aos professores de escolas públicas municipais, estaduais e federais. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste link.

O Manna no Museu conta com uma série de iniciativas que têm o objetivo de aproximar os educadores da arte, da tecnologia, da ciência e da inovação. “O propósito é criar um movimento que reunirá professores, estudantes e cidadãos interessados na troca de saberes e na popularização desses termos. O formato escolhido é imersivo, como os BootCamps. As datas foram definidas para que os professores possam aproveitar o feriado e vivenciar um novo momento profissional”, destaca a idealizadora do evento e articuladora do Napi Manna, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

O Manna no Museu Oscar Niemeyer está organizado em programações distintas. O Manna BraX BootCamp é o evento destinado aos professores e professoras de escolas públicas que queiram aprender sobre como usar a tecnologia em sua rotina de preparação de aulas e também em atividades de sala de aula. A agenda inclui uma série de 10 nano credenciais que serão oferecidas em três dias de imersão, com vagas limitadas. 

Leia Também:  Forças de segurança apresentam ações integradas de combate ao crime na fronteira

O Manna Brax BootCamp envolve artes, ciência e inovação considerando as Tecnologias Exponenciais (Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas Robóticas (IoRT), Internet dos Drones (IoD), Jogos e Metaverso, etc.) e Educação 5.0. O Manna Experience BootCamp será uma exposição de vários trabalhos desenvolvidos pelo Manna_Team e que são usados em escolas públicas. Outro evento paralelo será o Manna Pessoas Exponenciais, com uma exposição dos trabalhos inscritos no concurso de obras de arte.

O evento acontecerá no Auditório Potty Lazzarotto e no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Estado anuncia R$ 9 milhões para investimentos em ciência durante o Summit Iguassu Valley

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Shows nacionais do Verão Maior Paraná terão tecnologia de ponta nos palcos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA