NOVA AURORA

PARANÁ

Um mês após abertura do centro cirúrgico, Hospital Regional de Ivaiporã realizou 253 operações

Publicado em

O Hospital Regional de Ivaiporã, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou 253 procedimentos cirúrgicos nos últimos 30 dias. As cirurgias foram possíveis graças à transformação do perfil assistencial da unidade, que teve como síntese a abertura do centro cirúrgico, em 4 de setembro.

A unidade, que é gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), atendeu pacientes de todos os 16 municípios da 22ª Regional de Saúde, evidenciando sua condição de referência para a região. Entre os procedimentos mais realizados estão o tratamento cirúrgico de varizes (40), colecistectomia (36), e postectomia (26).

“Desde o início do ano, temos realizado grandes esforços, seguindo todos os ritos legais, para garantir a promover mais capacidade de atendimento aos pacientes da região. Esse resultado representa um grande avanço que segue em conformidade com aquilo que o governador Ratinho Junior tem nos determinado: levar os serviços de saúde para perto das pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Inscrições para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação terminam na quarta

Neste mesmo período, o hospital também foi responsável por 671 consultas ambulatoriais pré-operatórias, envolvendo pacientes de toda a 22ª Regional de Saúde, além dos municípios de Ivaí e Matelândia. Os atendimentos são referentes às áreas de cirurgia geral e vascular, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.

“É um saldo extremamente positivo, que revela o novo potencial do hospital para a região. Estamos trabalhando para produzir números cada vez melhores, agilizando a fila de cirurgias e garantindo que nenhum paciente fique desassistido”, ressaltou Marcello Machado, diretor-presidente da Funeas.

HRIV – O hospital está localizado no município-sede da 22ª Regional de Saúde, que abrange uma população estimada em 144 mil habitantes. Atende a população da região nas áreas de clínica médica e conta com 20 leitos de enfermaria e 10 UTIs geral de média complexidade. Também faz atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, cirurgia geral, contanto ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista.

Leia Também:  Balanço dos bloqueios em rodovias estaduais neste sábado (11)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Produtoras de Pinhalão e de Tomazina vencem concurso Café Qualidade Paraná

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Humanização: Saúde leva cuidados paliativos ao domicilio dos pacientes

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA