NOVA AURORA

POLÍCIA

Em meio a um ciclo de conquistas, PCPR comemora 170 anos

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora 170 anos de história nesta quinta-feira (28). A instituição foi criada no dia 28 de setembro de 1853, no mesmo ano da emancipação do Estado, através do decreto nº 1.237, pelo imperador Dom Pedro II. Foi ele quem determinou que o chefe de polícia da Província do Paraná não acumularia mais o cargo de juiz de direito.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, ressalta a importância da construção coletiva ao longo desse século e dos servidores que construíram a instituição ao longo dos anos. “Os policiais civis são o maior legado da PCPR. Os que passaram pelo órgão e os que atuam diariamente junto aos paranaenses. A dedicação, o comprometimento e a soma de esforços dos nossos policiais ao longo de 170 anos fizeram com que o Paraná seja reconhecido hoje como exemplo de eficiência na segurança pública”, afirmou. 

A Polícia Civil é responsável por realizar as investigações criminais, produzindo inquéritos que são levados até a Justiça. Além disso, atua no Instituto de Identificação e em atendimento às demandas comunitárias. É formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados. Do século 19 até os dias atuais, a PCPR soma diversas conquistas: autonomia, profissionalização e eficiência na prestação de serviços à população.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem três pessoas por tráfico de drogas e outros crimes em Boa Vista da Aparecida

Nos últimos anos, a PCPR passou por diversas melhorias. Entre elas estão a maior renovação de frota da história, com 922 viaturas distribuídas em 146 municípios; reforço no efetivo, com a maior contratação de delegados da história; retirada dos presos em delegacias, spreservando as atribuições constitucionais; e reestruturação das carreiras, quando os cargos de investigador e escrivão foram transformados em agente de polícia judiciária.

Em alusão ao aniversário da PCPR, foram programados uma série de eventos comemorativos. No dia 3 de outubro será realizada uma solenidade em comemoração aos 170 anos da instituição. No evento serão entregues medalhas para servidores que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira.

Dia 1 de outubro, um duathlon acontecerá em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. A prova é dividida em três categorias speed, mountain bike e revezamento, separados por grupos masculino e feminino por idades.

A 17ª Corrida da PCPR será realizada no dia 26 de novembro, em Curitiba. As provas serão de cinco e dez quilômetros com saída prevista em frente à Escola Superior da PCPR em Curitiba. O evento tem a finalidade de estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e qualidade de vida.

Leia Também:  PMPR prende motorista pela terceira vez pelo crime de descaminho

Outros eventos já foram realizados. No dia 21 de setembro foi realizada uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. A solenidade contou com uma bênção para a saúde e segurança dos policiais civis e suas famílias, além de homenagem póstuma aos servidores que faleceram ao longo dos 170 anos. E nesta quarta-feira (27) a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene com homenagem a mais de 800 pessoas.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem dois suspeitos de estupro em Francisco Beltrão

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PMPR prende motorista pela terceira vez pelo crime de descaminho

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA